IMG_6021.jpg
Prova intermunicipal do concurso nacional de leitura contará com 16 alunos de Fafe

No âmbito da 16ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), promovido pelo Plano Nacional de Leitura 2027, a Câmara Municipal de Fafe, através da Biblioteca Municipal, realizou hoje a prova oral tendo sido apurados 16 alunos(as), quatro por cada nível de ensino (1º, 2ª, 3º ciclos e secundário), para a fase Intermunicipal que se realiza, no dia 28 de abril, em Vizela.

A Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura foi constituída por duas provas de conhecimento, uma escrita e outra oral.

Na prova escrita, que decorreu no passado dia 3 de março, em formato on-line, participaram 36 alunos dos diferentes Agrupamentos de Escolas do Concelho e da Associação Cultural e Recreativa de Fornelos. Desta foram apurados seis alunos, por cada nível de ensino, para a prova oral.

A prova oral realizada esta quarta feira teve dois momentos distintos: a prova de leitura expressiva e a prova de improviso. Na prova de leitura expressiva cada aluno leu em voz alta um exerto da obra escolhida para a prova escrita durante o tempo máximo de um minuto. Na prova de improviso os alunos do 1º e 2º ciclos escolheram um objeto e criaram uma história, enquanto os alunos do 3º ciclo e do ensino secundário escolheram uma palavra sendo desafiados a construir uma narrativa clara e coerente em torno dessa palavra.

O júri, constituído pelo autor e historiador Artur Ferreira Coimbra, pelo professor aposentado Augusto Lemos e pelo Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolas Rui Festa, avaliou as duas provas e decidiu, por unanimidade, que os alunos que irão representar o Concelho de Fafe na Prova Intermunicipal, são os seguintes:

- 1º ciclo

. Gabriel Carvalho Costa ( Escola Básica Padre Joaquim Flores)

. João Pedro Lopes ( Escola Básica de S. Jorge)

. Lisa Oliveira Gonçalves ( Escola Básica Monte Stª Cristina)

. Rúben Cunha Alves ( Escola Básica de Medelo)

- 2º ciclo

. Leonor Fernandes Antunes ( Escola Básica Padre Joaquim Flores)

. Maria Clara Nogueira Martins ( Escola Básica Professor Carlos Teixeira)

. Ricardo Ramos Oliveira ( Escola Básica Professor Carlos Teixeira)

. Victória Brito ( Associação Cultural e Recreativa de Fornelos)

- 3º ciclo