web-carnaval-post2-06.png
Queima do Pai das Orelheiras celebra Carnaval em Fafe

Fafe volta a celebrar o Carnaval com a tradição da Queima do Pai das Orelheiras, a 25 de Fevereiro, para agrado de miúdos e graúdos que, depois de 2015 verem esta tradição recuperada, se mostram sempre muito satisfeitos.

Mas a animação carnavalesca começou já no inicio do mês com diversos divertimentos, no popular REINO DA FOLIA, junto ao Multiusos de Fafe. Carrosseis, doces, uma pista de gelo, magia, artes circenses contemplam a programação deste espaço que promete divertir todos que por lá passarem até ao final de Fevereiro.

No Domingo (23), a Associação Recreativa e Cultural de Santo Ovídio dinamiza, uma vez mais, o Desfile de Carnaval Popular, pelas ruas da cidade.

No dia do Entrudo (25 de Fevereiro), poderemos então acompanhar a tradicional queima do boneco, de grandes dimensões, na Praça 25 de Abri. Este será um momento que contará com a presença e colaboração de várias associações recreativas e culturais do concelho. Dança, música e muita animação não faltarão durante a festa no centro da cidade.

A juntar a estas iniciativas, Fafe terá, novamente, muita animação pelas freguesias do concelho – vários desfiles, concursos de máscaras e animação tradicional.

Desfile de Carnaval das Escolas

Os festejos do Carnaval no concelho começam no dia 21 de Fevereiro, com o Desfile das Escolas que contará com a participação de mais de 2500 de crianças das escolas e jardins de infância do concelho que, vestidas a rigor, desfilarão pelas principais ruas da cidade, a partir das 9h30. Um momento que leva inúmeras pessoas à rua e que alegra o centro da cidade, com muita música, cor, folia e fantasia.

Baile de Carnaval Senior

À tarde, é a vez do Baile de Carnaval Sénior. Cerca de 400 idosos já confirmaram a sua presença nesta que é uma festa já tradicional e que leva alegria e animação aos nossos seniores. O encontro está marcado para a Casa do Gandião, a partir das 14h30.

O Presidente da Câmara Municipal, Raul Cunha, destaca a importância de manter vivas as tradições da cidade. O Carnaval em Fafe contempla um conjunto de dias, onde a animação e a folia são as palavras de ordem. As hostes começam com mais de 2500 crianças a desfilar pelas ruas da cidade, animando e dando o novo colorido ao centro da cidade. Na parte da tarde, alargamos a festa aos nossos seniores, com o já tradicional Baile que acolhe a simpatia de centenas de idosos. Durante o fim de semana, vão ser várias as iniciativas nas freguesias do concelho, com desfiles, concursos e bailes.

O momento grande do Carnaval é a Queima do Pai das Orelheiras, que acontece na noite de terça-feira. É importante preservarmos este tipo de tradições, que são uma marca da nossa identidade. Esperamos que este ano o bom tempo permita que tudo corra pelo melhor. Será uma grande festa e todos estão convidados assistir!”