censos_2021.jpg
Recrutamento de RECENSEADORES para os Censos 2021

Em abril de 2021 o Instituto Nacional de Estatística, I.P. (INE), vai realizar o XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação (CENSOS 2021).

Esta decisão surge após uma rigorosa análise e avaliação da viabilidade da realização dos CENSOS 2021, para a qual o INE definiu um Plano de Contingência de modo a garantir a qualidade da execução dos Censos e acautelar os riscos para a população e estrutura de recolha que a operação comporta no atual contexto epidemiológico. O Plano de Contingência para os Censos 2021 inclui, entre outras medidas, a observação de um estrito protocolo de segurança de saúde pública ao abrigo das regras emanadas pelas autoridades de saúde.

As Autarquias Locais, pela sua proximidade com os cidadãos, estão numa posição privilegiada para o esclarecimento e mobilização da população e para a criação de um clima de confiança e de participação alargada, indispensável ao sucesso desta operação.

Não obstante a recolha de dados apenas se iniciar em abril de 2021, os Censos exigem um alargado trabalho de planeamento e preparação, que já se iniciou e que agora prossegue com o recrutamento dos Recenseadores.

Neste momento apelamos à ampla divulgação do anúncio de recrutamento para RECENSEADORES. Para se candidatarem às funções de Recenseador dos Censos 2021 os candidatos que tenham o perfil e a disponibilidade adequada deverão preencher obrigatoriamente o formulário eletrónico no endereço https://recrutamento.ine.pt  e optar pelo anúncio CENSOS - RECENSEADORES (M/F)

No documento anexo encontram mais informações sobre o perfil, requisitos e condições de contratação e pagamento dos Recenseadores dos Censos 2021. Neste documento é também possível encontrar um conjunto de Perguntas Frequentes que certamente ajudarão a esclarecer e a promover esta oportunidade junto dos potenciais candidatos.