WhatsApp Image 2023-08-11 at 15.04.19.jpeg
Secretário de Estado das Comunidades encerrou Festa do Emigrante de Fafe

O Secretário de Estado das Comunidades, Paulo Cafôfo, encerrou a sessão de apresentação de apoio aos emigrantes e ao investimento da diáspora que teve lugar no auditório da Câmara Municipal de Fafe e foi promovida no âmbito da Festa do Emigrante.

A iniciativa pretendeu ser um importante momento de debate e de reflexão em torno das medidas de apoio ao regresso aos emigrantes e ao investimento em Portugal, bem como outras iniciativas do governo e da autarquia de Fafe.

O Secretário de Estado das Comunidades, Paulo Cafôfo reafirmou que devem manter-se os laços afetivos e de contacto permanente com o ativo estratégico que os cinco milhões de portugueses que vivem no estrangeiro representam. “É nos territórios de baixa densidade que esse investimento é mais preciso e o governo tem de ajudar a criar essas condições”, afirmou “o Estado tem de fazer com que a nossa diáspora seja um exemplo e continue a puxar Portugal para cima”.

Antero Barbosa, Presidente Câmara Municipal de Fafe, afirmou na sua intervenção que a diáspora desempenha um papel muito importante no impulso à internacionalização das empresas sediadas no concelho de Fafe e referiu-se ao esforço de divulgação das potencialidades do Município para atrair investimentos oriundos de mercados fora de Portugal. “O Município deve saber aproveitar esta potencialidade de termos embaixadores por todo o mundo para atrairmos empresas para o concelho e aproveitar esta rede para expandir negócios e captar a atenção daqueles que aqui querem investir”, afirmou, “temos vindo a acarinhar as empresas a fixar-se em Fafe, o PDM vai duplicar os espaços para esse fim e quem quiser investir em Fafe dispõe de condições para isso”.

Paula Nogueira, vereadora do pelouro da Cultura e com atribuições nas Relações Internacionais e Geminações afirmou, na intervenção de abertura, que “Fafe celebra o regresso dos seus conterrâneos com um programa que valoriza a cultura que nos une e identifica”, por isso, salientou, “concedemos lugar às nossas tradições, à nossa história, àquilo que é único e que mantém vivo o laço com aqueles que tendo partido têm sempre consigo a vontade de voltar”.

Referindo-se a iniciativas como o Censos da diáspora (que procura cartografar a presença dos fafenses emigrantes – afirmou que “Fafe é do tamanho do mundo porque chega a toda a parte onde vive um fafense”.

As «Fafeiras» em livro

O programa alusivo à Festa do Emigrante terminou com a apresentação do livro “As Fafeiras”, da autoria de Paulo Moreira e António José Novais, que retrata o processo migratório de jovens mulheres, oriundas de algumas freguesias do norte do concelho Fafe, para a localidade de Gafanha da Nazaré (e outras, designadamente, Vila do Conde), para trabalharem na seca do bacalhau.

O livro retrata, numa perspetiva antropológica e sociológica um movimento migratório que era desconhecido para a generalidade dos fafenses e que vem acrescentar conhecimento à história local.

A sessão de apresentação contou com a presença do Secretário de Estado das Comunidades, Paulo Cafôfo que elogiou o trabalho de pesquisa dos dois autores, assim como o empenho do Município de Fafe na defesa e promoção da identidade, tradições e história locais.

Seguiu-se a exibição do filme “Erosão" inspirado na obra de Miguel Torga, “Terra Firme”. Uma história sentida sobre a saudade de quem vê partir os seus mais próximos para outras paragens.

Impulsionado pela companhia EnfimTeatro e a Sociedade de Recreio Cepanense, o filme é resultado de um projeto comunitário homónimo que tem a comunidade fafense como protagonista envolvendo mais de 200 participantes e duas dezenas de instituições.