810_0286a.jpg
Semana Concelhia da Leitura de Fafe envolve escolas e Município

Arrancou esta segunda-feira a Semana Concelhia da Leitura, que envolve os três Agrupamentos de Escolas do concelho, a ACR Fornelos e o Município de Fafe, pelo décimo ano consecutivo. Este ano, sob o mote “Hoje leitor, amanhã leitor”.

Presidiu à sessão de abertura o Vereador da Educação e da Cultura, Pompeu Martins, estando ainda na mesa o Presidente da Direcção da Cruz Vermelha, António Fernandes, o chefe da Divisão de Cultura da autarquia, Artur Coimbra e a bibliotecária Natércia Batista.

Na sessão de abertura da iniciativa, foi apresentado sumariamente o programa do evento, que envolve centenas de jovens e de professores ao longo da semana em iniciativas nas escolas que têm como epicentro a dinamização do livro e da leitura, o contacto com autores, a leitura de textos e de poemas, a visualização de filmes sobre livros, oficinas de escrita e de leitura, chá com livros, exposições e outras iniciativas dirigidas para o público estudantil.

O Município contribui para Semana da Leitura com diversos momentos, de que se destaca a apresentação do projecto “Voluntário da Leitura” e a promoção do livro nos 13 centros de convívio existentes no concelho e que conta com a colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa, projecto apresentado publicamente esta segunda-feira.

Na sessão de abertura, foram apresentados o historial e os objectivos da Biblioteca Municipal, elencados os dez autores mais lidos no ano findo naquele espaço e homenageado pela primeira vez o "Leitor do Ano de 2018", no caso concreto, Nelson Araújo, o leitor que mais livros requisitou ao longo do ano anterior.

Na tarde de terça-feira, o destaque do Município vai para a entrega de prémios do Concurso Concelhio de Poesia “O Poeta em mim”, na Biblioteca Municipal e que será animado pela leitura de poesias e por dois momentos musicais a cargo da Academia de Música José Atalaya.

Na quarta-feira, no Teatro-Cinema, tem lugar teatro pedagógico para alunos do 11º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Fafe, com a peça “Episódios da Vida Romântica”, enquanto no dia seguinte tem lugar a iniciativa “Ler não custa nada”, uma montra de livros que a Biblioteca disponibiliza para oferta a quem o pretenda.

Na sexta-feira, a Biblioteca apresenta uma exposição de micro-contos com a designação “Tecendo Palavras”, encerrando a sua participação no evento. Os micro-contos serão oportunamente trabalhados nos centros de convívio no sentido da criação de objectos artísticos a partir do seu conteúdo.

O Vereador Pompeu Martins destacou a fundamental e preciosa colaboração dos professores bibliotecários, em grande número na sala, para o desenvolvimento e concretização do programa da Semana Concelhia da Leitura. Agradeceu também ao Presidente da Direcção da Cruz Vermelha a colaboração para o novo projecto que aí vem e que terá como palco os centros de convívio, cujos utentes serão potenciais “volutários da leitura” e leitores das obras que a Biblioteca disponibilizará para os mesmos.
E genericamente apelou ao esforço colectivo no sentido da dinamização, promoção e incentivo ao livro e à leitura, no âmbito permanente da Biblioteca Municipal e periodicamente nas semanas dedicadas à leitura.