terra-justa-online.jpg
Semana online dos Clubes Terra Justa

Entre 22 e 26 de junho, centenas de estudantes e várias instituições (sociais ou religiosas) de Fafe debatem, via online, a cidadania e a justiça, tendo a experiência do (des)confinamento e da pandemia como pano de fundo. Trata-se de uma iniciativa dos Clubes Terra Justa, grupos locais que refletem durante o ano para preparar a participação no Terra Justa - Encontro Internacional de Causas e Valores da Humanidade. Habitualmente organizado em abril, o evento teve de ser adiado por causa da COVID 19, mas os clubes, que estavam já em fase adiantada de elaboração dos projetos, não pararam e adaptaram a dinâmica ao formato online

Nesta semana online, os Clubes Terra Justa de Fafe vão organizar debates em videoconferência e mostrar trabalhos. A iniciativa, com a participação de professores(as) e animadores associativos, tem a parceria da Fafe TV, que acolhe e reporta algumas das atividades. A intervenção dos clubes será diária, com conteúdos gravados ou em direto, difundidos na página da rede social do Facebook Clubes Terra Justa, da Fafe TV e do site da Câmara Municipal de Fafe (ver programa em baixo).

Os Clubes Terra Justa resultam de um protocolo, assinado durante o Terra Justa 2019, entre a Câmara Municipal de Fafe e a Universidade Lusófona, através da área de Ciência das Religiões, e reforçam o espírito do encontro internacional Terra Justa, organizado anualmente pela autarquia, que se realizará logo que estejam reunidas as adequadas condições sanitárias e de segurança para a respetiva logística.

Programa disponível online na página de Facebook do Município de Fafe e Fafe TV

dia 22, 2ª feira

. Abertura, com Pompeu Martins (vereador da C.M. Fafe), Joaquim Franco e Paulo Mendes Pinto (moderadores dos Clubes Terra Justa). 2ª feira, dia 22, 10h00.

. Conversa “Experiências do confinamento – testemunhos de cidadania”, com alunos da Escola Secundária de Fafe (11ºA/C e 12ºG). 2ª feira, dia 22, 17h00.

. "A saga de um vírus que pintou o mundo a preto e branco", um ensaio de escrita partilhada dos alunos do 11º A/C da Esc. Sec. Fafe.

. “Conversa Sequencial 1 – “(Des)confinados e Cidadãos”, com alunos da Escola EB 2,3 Montelongo (7ºA). 2ª feira, dia 22, 21h00

. "Sendo cidadãos" (spots de cidadania), pela delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa. Dias 22, 23 e 24.

dia 23, 3ª feira

. “Malala: palavras de futuro”, com a diversidade da Escola EB 2,3 Montelongo (7º ano). 3ª feira, dia 23, 10h00.

. Conversa “A cidade e o tempo da memória futura”, na Fafe TV, com Ivo Borges (fotojornalista), Rodrigo Gonçalves (repórter de imagem), Maurício Moreira (repórter de imagem Fafe TV) e Armando César (jornalista Fafe TV). Moderação de Joaquim Franco. 3ª feira, dia 23, 17h00.

. “Conversa Sequencial 2 – “(Des)confinados e Cidadãos”, com alunos da Escola EB 2,3 Pe. Joaquim Flores (7º A/B). 3ª feira, dia 23, 21h00.

dia 24, 4ª feira

. Pintura por uma Terra Justa, pelo Rotary Clube de Fafe. Reportagem Fafe TV. 4ª feira, dia 24, 10h00.

. "Religiões, Diálogo e Cidadania em sala de aula”, com alunos da Escola EB 2,3 Pe. Joaquim Flores (9ºC), 4ª feira, dia 24, 17h00.

. "Os meus dias (des)iguais", com alunos da Escola EB 2,3 Prof. Carlos Teixeira (7ºA e 8ºA). 4ª feira, dia 24, 21h00.

dia 25, 5ª feira

. “Conversa Sequencial 3 – “(Des)confinados e Cidadãos”, com alunos da Escola EB 2,3 Prof. Carlos Teixeira (7ºA), 5ª feira, dia 25, 17h00.

. Quiz Pandemia 2020 (em direto nas redes sociais), 5ª feira, dia 25 junho, 21h00.

dia 26, 6ª feira

. Escultura “Terra Justa”, da artista Cristiane Pitta, com animação musical e intervenção de jovens da Igreja Evangélica de Fafe. Reportagem Fafe TV. 6ª feira, dia 26, 10h00.

. “O bem visto por quem o faz”, com jovens da Paróquia de Fafe e da Cruz Vermelha Portuguesa. 6ª feira, dia 26, 15h00.

. “Fafe e os desafios pós-pandemia”, conferência final em direto na Fafe TV, com Raúl Cunha (presidente da Câm. Mun. Fafe), Eunice Maia (Empreendedora/Maria Granel), Laurentino Ferreira (Gestor/Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto ), Lucinda Palhares (Diretora do Centro de Formação de Professores Francisco d'Holanda). Moderação Joaquim Franco e Paulo Mendes Pinto. 6ª feira, dia 26, 18h30.