FAFE-MUNICIPIO-WEB.png
web-terra-justa-af-06.png
Terra Justa debate a saúde, o trabalho e a liberdade

A quinta edição do Terra Justa regressa já na próxima semana a Fafe. O Encontro Internacional de Causas e Valores da Humanidade decorre de 3 a 6 de Abril e traz a debate três grandes temas: a saúde, o trabalho e a liberdade.

Este ano, o Município de Fafe presta homenagem à Organização Internacional de Trabalho no primeiro dia, 3 de Abril, contando com a presença de Helena André, Diretora Executiva da OIT em Bruxelas. Neste primeiro dia de Terra Justa, passarão por Fafe também Arménio Carlos, Secretário Geral da CGTP, Carlos Silva, da UGT, Francisco Calheiros – Presidente da CTP, José Hernâni Cosra, Diretor da CCP, entre muitos outros.

No dia 4 de Abril, quinta-feira, o dia é dedicado à Obra Vicentina de Apoio aos Reclusos. Aqui, para além do Presidente da OVAR, Manuel Almeida dos Santos, estarão presentes o jornalista Hernâni Carvalho, Jorge Antunes, ex dirigente da APAR, Belmiro Sousa, empresário, Rui Albuquerque, sub diretor da Faculdade de Direito e Ciência Política da Universidade do Porto, o Padre João Gonçalves, que receberá, também, o Prémio ‘Gente de Paz e de Justiça’, pelas mãos de Frei Fernando Ventura, Embaixador Terra Justa.

Na sexta-feira, homenagearemos, em Fafe, o Serviço Nacional de Saúde, com as homenagens a Francisco George (Anterior Diretor Geral de Saúde) e, a título póstumo, António Arnaut, considerado o ‘Pai’ do Serviço Nacional de Saúde. Aqui, estarão presentes vários convidados, entre os quais Carlos Nunes (Presidente da ARS-Norte), Henrique Botelho (Coordenador Nacional para a Reforma Cuidados Saúde Primários), José Martins Nunes (ex-Secretário de Estado da Saúde).

O último dia desta quinta edição do Terra Justa terá como tema a religião e o trabalho, reunindo especialistas da área.

Para além das conversas de café, inauguração de exposições, arte de rua, teremos, como habitual, as cerimónias de homenagem à noite, no Teatro Cinema.

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, revela que a quinta edição do Terra Justa traz, a Fafe, três grandes temas que estão na ordem do dia e sobre os quais todos devemos refletir: a saúde, o trabalho e a liberdade. Para nos ajudar nesta reflexão e neste debate traremos um conjunto de convidados especialistas que, juntos, vão dar o seu contributo e , estou certo, de que farão deste Terra Justa mais um momento marcante para o concelho.

Espero que a comunidade fafense se junte a nós nos diversos momentos que preparamos. “

Conheça aqui o programa completo:

TERRA JUSTA 2019 / 3 de abril, Quarta-Feira

Dia dedicado à Organização Internacional do Trabalho (OIT)

10h00

Inauguração Exposição de Rua “Caminho das Causas” | Praça 25 de Abril

11h30

O Futuro e os desafios do Trabalho” Moderação: Carlos Rico (Jornalista SIC) | Café com Letras

15h00 às 16h30

Estudar para quê? O trabalho e o futuro”, com alunos do 10º ao 12º ano de escolaridade | Escola Secundária de Fafe.

Organização: Observatório para a Liberdade Religiosa / Área Ciência das Religiões Univ. Lusófona

16h45

Inauguração Exposição OIT - História da OIT nas duas Primeiras Repúblicas | Arquivo Municipal de Fafe

17h30

Apresentação do livro “Terra Justa 2018” | Café Shake

17h45

Assédio e Violência no trabalho, novas realidades”, com Sara Feio (Divisão dos Assuntos da OIT na DGERT), Fátima Messias (CGTP) e Sara Rego (CIP).

Moderação: Domingos Andrade (Diretor Jornal de Notícias) | Café Shake

18h30

Mural das Causas, colocação de mensagem da OIT, por Helena André (Diretora Executiva da OIT em Bruxelas).

21h30

Homenagem/Conferência Organização Internacional do Trabalho, com Helena André (Directora Executiva OIT Bruxelas), Sandra Ribeiro (Directora-geral do Emprego e das Relações de Trabalho - DGERT), Fernando Sousa Júnior (Escritório de Lisboa OIT), Arménio Carlos (Secretário-geral CGTP), Carlos Silva (Secretário-geral UGT), Francisco Calheiros* (Presidente CTP), José Hernâni Costa (Diretor CCP) e Sara Rego (Representante CIP).

Moderação: Joaquim Franco | Teatro-Cinema de Fafe

 

TERRA JUSTA 2019 / 4 de abril, Quinta-Feira

Dia dedicado à Obra Vicentina de Auxílio aos Reclusos (OVAR)

11h30

A verdade escondida atrás das grades”, com António Pedro Dores (ISCTE-Lisboa) e Pe. João Gonçalves (Coord. Nac. Pastoral Penitenciária).

Moderação: Inês Leitão (Cineasta) | Café South Africa

14h30

Mural das Causas, colocação de mensagem da Obra Vicentina de Auxílio aos Reclusos, por Manuel Almeida Santos (Presidente da OVAR). | Praça 25 de Abril

15h00

Inauguração Exposição OVAR | Arquivo Municipal de Fafe

15h45

Visionamento do documentário “O padre das prisões”, seguido de debate com a autora/guionista Inês Leitão e o protagonista Pe. João Gonçalves.

Moderação: Pe. José António Carneiro | Arquivo Municipal de Fafe

Iniciativa setemargens.com

18h30

O Sistema Prisional desconhecido”, com Hernâni Carvalho (Jornalista) e Almeida Santos (Presidente da OVAR) | Café Arcada

21h30

Entrega do Prémio “Gente de Paz e de Justiça” ao Pe. João Gonçalves, atribuído pelo Embaixador Terra Justa Frei Fernando Ventura.

21h45

Homenagem/Conferência Obra Vicentina de Auxílio aos Reclusos com as presenças de Manuel Almeida Santos (Presidente da OVAR), Jorge Antunes (Ex–Dirigente da APAR), Belmiro Sousa (Empresário), Pedro Bacelar Vasconcelos* (Presidente Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias ), Rui Albuquerque (Subdirector da Fac. Direito e Ciência Política Univ. Lusófona Porto).

Moderação: Hernâni Carvalho | Teatro-Cinema de Fafe

 

TERRA JUSTA 2019 / 5 de abril, Sexta-Feira

Dia dedicado ao Serviço Nacional de Saúde (SNS)

11h30

As USF´s como fator de inovação no SNS”, com Carlos Nunes (Presidente da ARS-Norte), Henrique Botelho (Coordenador Nacional para a Reforma Cuidados Saúde Primário). Moderação: Raúl Cunha (Médico e Autarca) | Café Shake

16h00

Mural das Causas, colocação de mensagem de Francisco George e texto de António Arnaut. | Praça 25 de Abril

16h30

Inauguração Exposição “António Arnaut e Francisco George - Duas Figuras marcantes do SNS” | Arquivo Municipal de Fafe

17h45

Portugal sem SNS, que consequências?”, com José Martins Nunes (Ex-Secretário de Estado da Saúde), António Manuel Arnaut (advogado), Francisco George (Ex-Diretor Geral de Saúde).

Moderação: Pedro Pinheiro (Diretor-Adjunto TSF) | Café Shake

21h30

Homenagem a Francisco George, com Henrique Pereira (Diretor da Escola Superior de Oliveira de Azeméis CVP) e Fernanda Rodrigues (Presidente Delegação do Porto da CVP). Homenagem póstuma a António Arnaut, com as presenças de José Manuel Pureza (Professor Universitário e Deputado), José Martins Nunes (Ex-Secretário de Estado da Saúde) e António Manuel Arnaut (filho de António Arnaut). Moderação: Joaquim Franco | Teatro-Cinema de Fafe

 

TERRA JUSTA 2019 / Dia 6 de abril, Sábado

10h30

Conferência Religião e Trabalho, com David Munir* (Imã Mesquita Central Lisboa), Deolinda Machado (Sindicalista), José Brissos-Lino* (Pastor Protestante), José Manuel Pureza (Deputado e Professor Universitário), Maria de Fátima Almeida (Pres. Movimento Mundial Trabalhadores Cristãos) e Ricardo Costa (Empresário).

Comentário de Paulo Mendes Pinto (Professor de Ciência das Religiões).

Moderação de Joaquim Franco (Investigador em Ciência das Religiões).

Organização: Observatório para a Liberdade Religiosa / Área Ciência das Religiões Univ. Lusófona | Bar da Praça

12h30

Protocolo e apresentação do Projeto “Clube da Terra Justa”

Parceria Câm. Mun. Fafe e Área Ciência das Religiões Univ. Lusófona | Bar da Praça

21h30

Concerto Solidário | Teatro-Cinema de Fafe

 * NOTA: Programa sujeito a pequenas alterações de última hora, em função dos convidados/atividades.

footer.jpeg
Câmara Municipal de Fafe Avenida 5 de Outubro - 4824-501 Fafe | 253 700 400 (chamada para rede fixa nacional) | geral@cm-fafe.pt