FAFE-MUNICIPIO-WEB.png
850_9949a.jpg
Tomada de Posse e Instalação dos novos Órgãos Autárquicos da Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Fafe

Decorreu este sábado, 16 de outubro, no pavilhão Multiusos de Fafe, a cerimónia de tomada de posse e instalação dos novos órgãos autárquicos - Assembleia Municipal e Câmara Municipal de Fafe - para o mandato que vigora de 2021 a 2025.

Conforme expressão do ato eleitoral de 26 de setembro, Antero Barbosa é o novo presidente da Câmara Municipal de Fafe, liderando o órgão executivo. Por votação maioritária, Raul Cunha foi eleito como presidente da Assembleia Municipal de Fafe, o órgão deliberativo, no qual se faz acompanhar por José Manuel Domingues (1º secretário) e Maria de Fátima Caldeira (2ª secretário)

Tendo em conta as preocupações sanitárias inerentes à situação pandémica, a sessão pública, aberta a toda a população, realizou-se, pela primeira vez, num espaço amplo, o Multiusos de Fafe, facilitando a presença dos cidadãos e dos convidados em condições de segurança e conforto. 

No discurso do ato solene, Antero Barbosa começou por declarar o seu orgulho como fafense no concelho cujos destinos passa agora conduzir: “Fafe é um grande concelho, pela sua localização, diversidade e potencialidade do seu território. Estamos a 40 minutos do aeroporto internacional Francisco Sá Carneiro e do porto de Leixões, a 4 ou 5 horas por auto estrada de Lisboa ou Madrid. Temos condições excecionais para o turismo de natureza e outras expressões de lazer, mas também somos um grande concelho pela indústria que se instalou no nosso território”.

Afirmando o seu total empenho no fortalecimento e crescimento do tecido económico local, dirigiu-se aos empresários e investidores, comprometendo-se a modernizar e ampliar as zonas industriais existentes e a construir parques industriais onde novas empresas possam instalar-se. 

“Para captar mais investimento, mais empresas e mais pessoas precisamos avançar com um plano de transformação digital”, afirmou. Antero Barbosa sublinhou ainda que o novo Executivo conduzirá as suas políticas correspondendo aos desafios do século XXI que passam, entre outros, pelo respeito da pessoa humana, pela solidariedade e cooperação, pela cultura, educação e desporto, pela inovação tecnológica e sustentabilidade ambiental.

Referindo-se aos ideais centrados em Fafe, esclareceu que estes “passam pela inclusão social, económica e digital de todos os cidadãos” e “acolhem o sonho de fazer do concelho de Fafe o melhor sítio para se viver, trabalhar, estudar e visitar”.

 

Primeiras visitas de cortesia  

O primeiro ato oficial na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Fafe, realiza-se no domingo de manhã, 17 de outubro. Antero Barbosa fará visitas de cortesia a duas instituições de Fafe que têm como missão apoiar, cuidar e educar de crianças e jovens em situação de fragilidade social, a Cercifaf e o Lar da Criança, em Revelhe.

Com estas visitas Antero Barbosa pretende sublinhar aquela que é uma das suas principais preocupações na condução dos destinos do Município: não deixar ninguém para trás, apoiar aqueles que mais necessitam e encorajar os mais jovens para os desígnios do futuro que é de todos e para todos.

 

O novo Executivo Municipal que exercerá funções até 2025 fica assim composto:

Antero Barbosa (PS), Presidente 

Parcídio Cabral Summavielle (PS), 

Paula Ramos Nogueira (PS), 

Pompeu Miguel Martins (PS),

Raul Rebelo Cunha (PS),

Rui Novais (PSD)

Maria Manuel Gonçalves (PSD)

footer.jpeg
Câmara Municipal de Fafe Avenida 5 de Outubro - 4824-501 Fafe | 253 700 400 (chamada para rede fixa nacional) | geral@cm-fafe.pt