850_9949a.jpg
Tomada de Posse e Instalação dos novos Órgãos Autárquicos da Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Fafe

Decorreu este sábado, 16 de outubro, no pavilhão Multiusos de Fafe, a cerimónia de tomada de posse e instalação dos novos órgãos autárquicos - Assembleia Municipal e Câmara Municipal de Fafe - para o mandato que vigora de 2021 a 2025.

Conforme expressão do ato eleitoral de 26 de setembro, Antero Barbosa é o novo presidente da Câmara Municipal de Fafe, liderando o órgão executivo. Por votação maioritária, Raul Cunha foi eleito como presidente da Assembleia Municipal de Fafe, o órgão deliberativo, no qual se faz acompanhar por José Manuel Domingues (1º secretário) e Maria de Fátima Caldeira (2ª secretário)

Tendo em conta as preocupações sanitárias inerentes à situação pandémica, a sessão pública, aberta a toda a população, realizou-se, pela primeira vez, num espaço amplo, o Multiusos de Fafe, facilitando a presença dos cidadãos e dos convidados em condições de segurança e conforto.

No discurso do ato solene, Antero Barbosa começou por declarar o seu orgulho como fafense no concelho cujos destinos passa agora conduzir: “Fafe é um grande concelho, pela sua localização, diversidade e potencialidade do seu território. Estamos a 40 minutos do aeroporto internacional Francisco Sá Carneiro e do porto de Leixões, a 4 ou 5 horas por auto estrada de Lisboa ou Madrid. Temos condições excecionais para o turismo de natureza e outras expressões de lazer, mas também somos um grande concelho pela indústria que se instalou no nosso território”.

Afirmando o seu total empenho no fortalecimento e crescimento do tecido económico local, dirigiu-se aos empresários e investidores, comprometendo-se a modernizar e ampliar as zonas industriais existentes e a construir parques industriais onde novas empresas possam instalar-se.

“Para captar mais investimento, mais empresas e mais pessoas precisamos avançar com um plano de transformação digital”, afirmou. Antero Barbosa sublinhou ainda que o novo Executivo conduzirá as suas políticas correspondendo aos desafios do século XXI que passam, entre outros, pelo respeito da pessoa humana, pela solidariedade e cooperação, pela cultura, educação e desporto, pela inovação tecnológica e sustentabilidade ambiental.

Referindo-se aos ideais centrados em Fafe, esclareceu que estes “passam pela inclusão social, económica e digital de todos os cidadãos” e “acolhem o sonho de fazer do concelho de Fafe o melhor sítio para se viver, trabalhar, estudar e visitar”.

Primeiras visitas de cortesia

O primeiro ato oficial na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Fafe, realiza-se no domingo de manhã, 17 de outubro. Antero Barbosa fará visitas de cortesia a duas instituições de Fafe que têm como missão apoiar, cuidar e educar de crianças e jovens em situação de fragilidade social, a Cercifaf e o Lar da Criança, em Revelhe.

Com estas visitas Antero Barbosa pretende sublinhar aquela que é uma das suas principais preocupações na condução dos destinos do Município: não deixar ninguém para trás, apoiar aqueles que mais necessitam e encorajar os mais jovens para os desígnios do futuro que é de todos e para todos.

O novo Executivo Municipal que exercerá funções até 2025 fica assim composto:

Antero Barbosa (PS), Presidente

Parcídio Cabral Summavielle (PS),

Paula Ramos Nogueira (PS),

Pompeu Miguel Martins (PS),

Raul Rebelo Cunha (PS),

Rui Novais (PSD)

Maria Manuel Gonçalves (PSD)