Trilho Verde da Marginal (PR4) de Fafe integra o roteiro digital «Amar o Minho»

O Município de Fafe é um dos 24 municípios da região do Minho que integra a APP «Amar o Minho» com roteiros pedestres autoguiados produzidos no quadro do projecto PROVERE Minho Inovação. Este projeto digital, do Consórcio Minho Inovação, abrange as Comunidades Intermunicipais (CIM) do Ave, do Cávado e do Alto Minho.

Os roteiros têm por objectivo divulgar o que o Minho tem de melhor para oferecer: paisagem natural, património histórico-cultural, rural e religioso de enorme valor.

O PR4, um percurso que circunda o espelho de água da Barragem da Queimadela é apresentado como uma "refrescante caminhada em torno da Barragem da Queimadela, por entre bosques, arvoredos e caminhos rurais seguindo as águas límpidas do rio Vizela".

Com esta nova ferramenta tecnológica, o utilizador pode aceder a cinco menus do roteiro (guia, fotos, lugares, mapa e geral), gerir a informação disponível (pontos de interesse), optar pela localização através de mapa ou audioguia. O mapa interativo apresenta o percurso nos seus níveis de dificuldade e disponibiliza localização GPS. O utilizador poderá o mapa no seu telemóvel e viver a experiência da caminhada em off-line.

Os percursos pedestres autoguiados na APP «Amar o Minho» perfazem 261km de trilhos com vários graus de dificuldade e incluem 500 pontos de interesse documentados em pormenor e 900 fotos originais.

Esta aplicação permitirá aos habitantes, visitantes nacionais e turistas estrangeiros descobrirem a beleza do Minho de uma forma autónoma, envolvente e sustentável.

O projeto tecnológico ao qual o Município de Fafe está associado desde o primeiro momento, foi desenvolvido pela Walkbox, uma APP inovadora de roteiros pedestres autoguiados que muda a forma como descobrimos lugares incríveis em Portugal, na cidade e na natureza.

O projecto PROVERE Minho Inovação é de natureza multidisciplinar e tem, como principais objectivos, promover o Minho como destino e marca turística. Também passa por qualificar e valorizar produtos e serviços de lazer, a partir dos recursos naturais e patrimoniais, sem esquecer a organização da oferta turística e a internacionalização ao nível institucional, territorial e empresarial.

A Walkbox está disponível gratuitamente em Android e iOS e oferece uma experiência de descoberta envolvente, sustentável e 100% offline. A aplicação oferece mais de 140 roteiros com conteúdos em português e inglês que cobrem Portugal de norte a sul, incluindo mais de 1500 kms de percursos pedestres à escolha, 3500 pontos de interesse descritos em detalhe, 2900 fotografias originais e inspiradoras, audioguia automático por aproximação e mapas especiais fáceis de usar. Representa, assim, uma oportunidade extraordinária de divulgação da potencialidade de turismo de natureza que caracteriza Fafe.

Esta aplicação é uma das várias soluções tecnológicas em que o Município de Fafe está envolvido com o objetivo de incrementar a digitalização no território, designadamente, na promoção turística do concelho.