adrien-fafe3.jpg
Vodafone Rali de Portugal 2021 | Fafe: a prova preferida dos pilotos e do público

Decorreu no passado fim de semana mais uma edição do Vodafone Rali de Portugal, cuja passagem por Fafe foi disputada em Power Stage.

Os principais pilotos do WRC marcaram presença na quarta prova do calendário e deixaram os maiores elogios e as melhores referências ao troço de Fafe, confirmando a dimensão do grande palco do Rally que é Fafe.

O treinador de futebol André Villas-Boas, enquanto piloto da prova, revelou-se "muito satisfeito" com a sua participação no Rali de Portugal, assumindo que o "momento alto" da sua prova foi a passagem pelo salto de Fafe. Para Villas-Boas, "foi a realização de um sonho que vimos durante anos. Foi o momento alto da prova".

O piloto francês Adrien Fourmaux, que competiu ao volante do Ford Fiesta com motor M-Sport, trouxe inscrito no seu capacete o nome de Fafe associado ao símbolo de convergência e ponto de encontro, durante todos os dias da prova.

No final da primeira passagem por esta especial, Fourmaux confirmou que andou sempre com Fafe na cabeça, literalmente: "Sim, é muito bom, como podes ver aqui… Por isso, estou muito feliz por ter conduzido pela primeira vez nesta classificativa. É algo muito bom."

O piloto tinha tirado o capacete e mostrado à câmara da transmissão televisiva para que fosse percetível o quão especial Fafe é para si. É que, no seu capacete, tem de um lado o nome das famosas classificativas que já percorreu na carreira e do outro as mais míticas que gostaria de percorrer. E era ali que estava Fafe, do lado esquerdo do seu capacete.

Também o antigo campeão mundial Ott Tanäk, que venceu em 2019, instado a escolher uma especial preferida em toda a prova, apontou Fafe como a passagem preferida e, nomeadamente, o famoso salto da pedra sentada. Aos jornalistas confessou que provavelmente, escolheria a especial de Fafe mas é sempre uma escolha difícil de fazer pois isto [a prova] não é propriamente uma loja de doces”.

Estes são alguns pormenores que destacam a grandeza da passagem por Fafe dos protagonistas desta prova, cuja emoção e o fascínio são igualmente partilhados pelos admiradores do desporto automóvel.

Para o sucesso deste evento contribui também o entusiasmo do púlico, que habitualmente se verifica neste troço e confirma o êxito da prova.