imagem_330_01.jpg
XXX Encontro de Cantadores de Reis de Fafe com 30 grupos participantes

O Município de Fafe promove mais uma edição do tradicional encontro de cantadores de reis do concelho, este domingo, 11 de janeiro, a partir das 14h30, no Pavilhão Multiusos.

O XXX Encontro de Cantadores de Reis regista a participação de 30 grupos ligados a coletividades de cultura, recreio e desporto do município.

O evento visa reviver a tradição e estimular a defesa do património cultural que são os cantadores de reis, promovendo a sua recolha e recriação.

O objetivo final da iniciativa é a apresentação das reisadas nas suas formas mais genuínas e autênticas, concretizadas na antiguidade dos cantares, na riqueza dos trajes e adereços e na adequação dos instrumentos.

Participam nesta edição os seguintes grupos de cantares: Associação de Futsal Amigos de Estorãos, Agrupamento de Escuteiros 88 – S. Francisco Assis de Regadas, Centro Cultural Social e Desportivo dos Trabalhadores da CM Fafe, Associação Recreativa e Cultural de Santo Ovídio, Centro de Convívio e Lazer de Arões S. Romão, Grupo Coral Santo Estêvão de Regadas, Rancho Folclórico de Fafe, Centro Social da Paróquia de Golães, Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Fafe, Rancho Folclórico Martim de Freitas, Grupo de Bombos “Só Dava Assim”, Grupo Coral de Armil, Grupo de Jovens “Criar Asas”, Futebol Clube Marinhão, Grupo “Amiguinhos de Jesus” – Arões Santa Cristina, Grupo Coral de Ardegão, Grupo Coral e Paroquial de Estorãos, Grupo Folclórico da Casa do Povo de Arões, Grupo Cultural e Desportivo de Regadas, Grupo Coral Cultural e Recreativo de Medelo, Agrupamento de Escuteiros 899 – S. Julião de Serafão, Coral de Antime – Grupo Cultural e Recreativo, Grupo Coral de Santa Maria de Várzea Cova, Grupo Recreativo de Ardegão, Grupo Coral de Fornelos, Grupo Cultural e Desportivo de Estorãos, Grupo de Danças e Cantares da Associação Cultural e Recreativa de Travassós, Agrupamento nº 619 do CNE – S. Lourenço de Golães, Grupo de Cavaquinhos dos Bombeiros Voluntários de Fafe e Grupo Cultural e Desportivo de Armil.

No final da apresentação das reisadas, e durante a reunião dos jurados, atua o jovem artista fafense Fábio Marcelo.

Para efeitos de eleição dos três primeiros classificados, o júri será constituído por três personalidades idóneas a indigitar pela Câmara Municipal de Fafe, coordenado por um representante da autarquia. Todos os grupos participantes têm o direito a um prémio de presença, no valor de 150 €. São premiados os tês primeiros classificados com montantes de 125 €, 100 € e 75 €, respetivamente.