Destaques

Título Município de Fafe promove ‘Conversas' no Museu da Educação
Post-fb_web_conversas-museu-01
Data de Publicação 2018-01-11 00:00:00 +0000
Sub-título
Descrição

O Museu da Educação vai ser palco, ao longo deste ano, de diversas Conversas, com temas vários e convidados distintos, sempre em torno da temática educativa, numa iniciativa da Câmara Municipal de Fafe, que procura levar as pessoas a conhecer este espaço museológico, inaugurado há meio ano.

 

Localizado na Escola Deolinda Leite, aberta em 1892, na freguesia de S. Martinho de Silvares, em Fafe, o Museu situa-se num estabelecimento de ensino que deve a sua existência à iniciativa dos "brasileiros de torna-viagem" e historia os principais momentos do processo educativo no Município de Fafe, ao longo dos séculos XIX e XX, recriando ainda uma sala de aula dos anos do Estado Novo.

 

A primeira conversa acontece já a 23 de Janeiro, a partir das 18h00 e irá debruçar-se sobre as Histórias de Alfabetização, iniciativa que se repetirá mensalmente em torno de outras temáticas ligadas à Educação.

 

As Conversas são abertas ao público e de entrada livre.

 

Pompeu Martins, Vereador da Educação, reconhece esta como uma iniciativa ‘importante, não só para crianças e jovens, mas também para a comunidade em geral, uma vez que a ideia é que todos possam estar em contacto com este espaço e conhecer uma das marcas dos "brasileiros torna-viagem" no concelho. Esta escola é um dos importantes legados deixados pelos "brasileiros". Por isso, consideramos que, pela beleza do edifício e pela sua história, é o espaço ideal para acolher este tipo de iniciativas.

As ‘Conversas no Museu’ são de entrada livre e esperamos que sejam muitos aqueles que nos visitem. Vamos contar com vários oradores convidados e cada conversa terá uma temática diferente, abordando sempre questões do foro educativo, numa perspectiva lúdica, mas também de contemporaneidade e desafios para o futuro.

 

A par da iniciativa ‘Conversas no Museu’, decorará ainda, durante o mês de Fevereiro, a Exposição ‘Brincar no Recreio’, e, em Setembro, a Exposição ‘Heróis e brinquedos de outros tempos’. A entrada é livre.

Imagens
Powered by: TextoVirtual.com