TítuloFafe recebe WRC Vodafone Rally de Portugal este fim de semana
Dsa 7787a
Data de Publicação2019-05-29 00:00:00 +0100
Sub-títuloMilhares de pessoas esperadas em Fafe

A emoção da mais importante prova de Rally do país regressa às Serras de Fafe. Este fim de semana, Fafe recebe o WRC Vodafone Rally de Portugal, com dupla passagem em Montim e Fafe, sendo que esta última corresponde à Power Stage, e uma passagem por Luílhas.

Os troços da Montim e Luilhas voltam a ser palco de mais uma prova do WRC Vodafone Rally de Portugal, competição que começa a 30 de Maio e prolonga-se até dia 2 de Junho, próximo domingo.

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, revela grande satisfação por Fafe, Catedral dos Ralis, voltar a ser palco, por mais um ano, da mais emocionante prova de Rally do país.

O Rally de Portugal é um espetáculo emblemático que mobiliza sempre muitos visitantes e transforma as Serras de Fafe num palco para o mundo. Obtemos sempre um feedback muito positivo por parte de todos aqueles que assistem ao Rally.

Precisamente pela excelência da organização do evento, que conduz à dimensão e ao sucesso da passagem do Rally por Fafe, é que as pessoas regressam sempre com a melhor referência do nosso concelho. E, este ano, esperamos a mesma enchente de público.

Considerando que a segurança é uma das nossas prioridades, apelamos à população para que cumpram as indicações de segurança dos agentes da autoridade e da organização e assistam à prova com responsabilidade e civismo.

Apelamos, ainda, para o respeito pela Natureza, uma vez que queremos que a pegada ecológica seja a menor possível.

Só assim é possível manter o Rali de Fafe nos patamares de excelência a que todos nos habituámos!"

Também este ano, haverão duas passagens pela especial de Montim, mantendo-se o reagrupamento das viaturas, no espaço da feira semanal por volta das 11h00 o que permitirá às pessoas que não se queiram deslocar às serras ver os protagonistas desta prova de perto bem como as suas “máquinas”.

SEGURANÇA, A PRIORIDADE DO MUNICÍPIO

Para garantir a segurança, o evento conta com a presença de previsivelmente 236 agentes da GNR e 133 Marshals.

Ainda com o foco na segurança dos espectadores e pilotos que participam na prova, o  Município de Fafe mantém o reforço de vedação  com os cerca de 2000 metros de rede ovelheira, 6000 metros de rede verde, 4190 metros de fita no-go (área sem público), 2000 metros de gradeamentos, 189 metros de barreiras de segurança, 28 jerseys de betão, 100 metros de PMP’s, 2600 estacas e 30 sanitários espalhados pelas 5 Z.E.’s.

As zonas destinadas ao público são as mesmas do ano passado, ou seja, temos 5 Z.E.’s, que estarão um pouco alargadas.

Para garantir o melhor espetáculo, é essencial que o público respeite as orientações que os Marshall’s e a GNR dão. Deve obedecer-se à sinalização e posicionar-se dentro das zonas de espetáculo criadas. Deve sair-se de casa com alguma antecedência e estacionar em locais que permitam circulação. O respeito pelo próximo e pelos bens particulares deve estar sempre presente. A velha máxima “perto da emoção, mas longe do perigo” é o que se pretende que os espectadores interiorizem, de forma a garantir a sua segurança.

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

A sustentabilidade ambiental é um factor decisivo e obrigatório de todas as provas do WRC 2019. À semelhança do ano passado, o respeito e protecção ambiental estão também no centro das preocupações da autarquia.

Em Fafe, está prevista a colocação de contentores no recinto, junto à zona de restauração: 100 contentores de 1100 litros distribuídos por todo o percurso. Serão ainda distribuídos cerca de 40 000 sacos para que os espectadores possam colocar os resíduos nos contentores ou bem acondicionados no local, onde permanecem para que, no final, se possa fazer a triagem. Os resíduos serão encaminhados para a estação de triagem da Resinorte, em Riba D'ave, onde será feita uma triagem manual dos resíduos valorizáveis.

O WRC Vodafone Rally de Portugal começa dia 30, em Paredes e termina, dia 2 de Junho, em Matosinhos.

O Vodafone Rally de Portugal 2019 mantém as características que estiveram na base do sucesso da edição anterior e conta com 95 inscritos, com a dupla francófona Sebastien Loeb/Daniel Elena figura como a grande novidade da lista de inscritos.

Mais em: https://issuu.com/rallydeportugal/docs/ondever_2019_completo/1?ff&e=11269794/69948273

Lista de Inscritos.pdf
    183.00 KB