TítuloFafe celebra Dia Internacional das Cidades Educadoras
810 5887a
Data de Publicação2019-12-02 00:00:00 +0000
Sub-título 'Escutar a cidade para a transformar'

O Município de Fafe comemorou, na passada sexta-feira, o Dia Internacional das Cidades Educadoras, celebrado a 30 de Novembro, e que, este ano, tem como mote 'Escutar a cidade para a transformar'.

Nos Paços do Concelho, foi hasteada a Bandeira Cidade Educadora, com os alunos da Academia de Música José Atalaya interpretaram o Hino Nacional das Cidades Educadoras.

No Salão Nobre, teve lugar uma cerimónia, na qual Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, evocou os Princípios e Valores da Cidade Educadora, e explicou que Fafe integra a Rede de Cidades Educadoras, assumindo o compromisso com a educação, uma educação inclusiva e de qualidade, assegurando que este direito possa efetivar-se sem discriminação e reforçando o importante trabalho educativo exercido por escolas e famílias.”

Pompeu Martins, Vereador da Educação, mencionou alguns dos projetos educativos que o Município desenvolve junto da comunidade escolar.

Durante a cerimónia, o Município de Fafe distinguiu as instituições de ensino do concelho de cartiz social e pedagógico que fizeram parte dos projetos educativos promovidos no concelho e cujo papel é relevante na promoção da educação e cidadania.

Nos Paços do Concelho, foi apresentada uma Exposição de Fotografias que retratam as ações e medidas que elevam Fafe a Cidade Educadora.

Para assinalar também esta data, o Município de Fafe distribuiu pelas escolas do concelho e várias instituições uma carta com os Princípios e Valores da Cidade Educadora, para alunos e professores refletirem sobre esta temática.

Na celebração do Dia Internacional das Cidades Educadoras, centenas de alunos do pré escolar, do 1º e 2º ciclo das escolas de Fafe tiveram oportunidade de visitar os Museus do Concelho, ficando assim a conhecer a história, cultura e tradições de Fafe. Com os alunos do secundário e dos ensinos profissional e superior, foi realizada uma atividade de reflexão sobre Fafe, enquanto território educador.

As atividades de comemoração do Dia Internacional das Cidades Educadoras, incluíram também, uma aula de ginástica para os nossos seniores e um espetáculo de bailado pela Escola Bailado de Fafe.

Veja em baixo o Hino das Cidades Educadoras, interpretado pelos alunos da Academia de Música José Atalaya.