imagem_1146_0001.jpg
Artur Coimbra lança a maior obra sobre a história de Fafe

Foi apresentada, sábado à noite, no Teatro Cinema de Fafe, a obra “Fafe - A Terra e a Memória”, do historiador Artur Ferreira Coimbra.

A sessão foi aberta pelo Coral Santo Condestável e contou ainda com a participação de músicos da Banda de Revelhe.

Apresentada pelo historiador fafense Daniel Bastos, que destacou o “trabalho imenso que o Dr. Coimbra tem feito por Fafe e em prol do concelho”, a obra mereceu também uma intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha.

Segundo Daniel Bastos, “esta obra é um repositório histórico e um depósito de informação e promoção do concelho, que enquadra a palavra e a beleza paisagística desta terra.”

Durante a sessão, Artur Coimbra, recebeu, pelas mãos do Dr. Ribeiro Cardoso, o diploma de sócio honorário do Núcleo de Artes e Letras de Fafe (NALF), gesto que agradeceu.

“Temos alguns projectos para este ano, entre os quais o curso livre de história local. Estamos a trabalhar no sentido de torná-lo possível nos próximos meses.”, revelou Artur Coimbra.

“Fafe – A Terra e a Memória” é um livro que conta com mais de 620 páginas, inteiramente ilustrado a cores, com dezenas de imagens antigas e actuais, mapas e gráficos, que o tornam a maior obra que algum dia se publicou sobre a história do concelho de Fafe.

Um “monumento de amor a Fafe, que sintetiza o que de essencial há para saber sobre o concelho, a sua história, as suas gentes, os seus valores, as suas tradições, o seu património e as suas freguesias”, segundo o autor.

Esta obra acolhe investigações de autores locais surgidas nos últimos vinte anos, mais aprofundadas, mais valorizadas do ponto de vista da imagem, sobretudo mais cativante e atraente para os leitores.

“Fafe - A Terra e a Memória” aborda a paisagem do concelho e a sua história, desde o passado mais remoto à actualidade. Percorre o historial do património religioso e civil, bem como os monumentos e os vários museus de que o concelho dispõe actualmente.

Dedica ainda capítulos à saúde e assistência, ressaltando igualmente a indústria no concelho, as feiras, festas e romarias, as tradições, a cultura, desporto e associativismo, o turismo e o ensino em Fafe – do básico ao superior.

Lugar ainda para a evocação de cerca de três dezenas de personalidades ilustres, que ajudaram a moldar o concelho, em diferentes domínios, bem como para o historial de todas as freguesias do município.

Artur Coimbra agradeceu a presença de todos quantos preenchiam a bela sala do Teatro Cinema de Fafe.

“Não podíamos ter escolhido sala mais fantástica para a apresentação desta obra, ex-líbris da liberdade e da cidade de Fafe. Hoje apresento a obra maior, mais volumosa… É a obra de uma vida, que dedico aos fafenses e a Fafe, mas também à minha família.

Obrigado a todos quantos tornaram esta obra possível, incluindo o Município de Fafe e o seu Presidente, Raul Cunha.”

O Presidente da Câmara Municipal de Fafe encerrou as intervenções, agradecendo a iniciativa e o trabalho de Artur Coimbra.

“Obrigado por celebrar, em livro, a história de Fafe e dos fafenses. Esta obra vai, sem dúvida, ao encontro daquilo que o Executivo pretende: é uma obra que dignifica a terra e que permite mostrar a qualidade, as capacidades e as características tão peculiares de Fafe…

O Dr. Coimbra é uma personalidade de referência na área da cultura do Município. Um bem-haja por colaborar neste esforço de projectar Fafe, de promover a nossa terra e de a dar a conhecer a todos os que a visitam ou pretendem visitar.”

Valter Lobo, músico fafense, encerrou a sessão de apresentação da obra com uma actuação.