imagem_1142_0001.jpg
Em 10 de Setembro, no Teatro-Cinema

Na noite de sábado, 10 de Setembro próximo, o Teatro-Cinema de Fafe vai ser palco do lançamento da obra Fafe - A Terra e a Memória, do historiador Artur Ferreira Coimbra (Chefe da Divisão de Cultura e Desporto do Município) e edição da Converso, no âmbito de um evento em que participam musicalmente o Coral Santo Condestável e o cantautor Valter Lobo.

A obra será apresentada pelo historiador fafense Daniel Bastos, estando ainda prevista uma intervenção da socióloga das migrações Professora Maria Beatriz Rocha-Trindade.

Trata-se de um livro com mais de 620 páginas, em formato A4, capa dura, inteiramente ilustrado a cores, com dezenas de imagens antigas e actuais (estas da autoria do fotógrafo Manuel Meira), mapas e gráficos, que o tornam a maior obra que algum dia se publicou sobre a história do concelho de Fafe.

Um “monumento de amor a Fafe, que sintetiza o que de essencial há para saber sobre o concelho, a sua história, as suas gentes, os seus valores, as suas tradições, o seu património e as suas freguesias” – eis como o autor resume a obra monumental que vai apresentar aos fafenses dentro de dias.

Sendo a segunda edição de um livro editado inicialmente em 1997 e esgotado há muitos anos, é na verdade uma outra obra, mais actualizada, acolhendo investigações de autores locais surgidas nos últimos vinte anos, mais aprofundada, imensamente mais valorizada do ponto de vista da imagem, sobretudo mais cativante e atraente para os leitores.

A obra aborda a paisagem do concelho e a sua história, desde o passado mais remoto à actualidade.

Faz depois uma viagem pelo historial do património religioso (Igreja Românica de Arões, Igreja Matriz de Fafe, Igreja de S. Gens, Igreja de Antime, Santuário de Nossa Senhora das Neves e Igreja Nova de S. José, entre outras) e civil (arquitectura dos brasileiros, Jardim do Calvário, Central Hidroeléctrica de Santa Rita, casas brasonadas, Casa do Santo Novo, Teatro-Cinema, Palácio da Justiça, Paços do Concelho e Edifício dos Correios), bem como os monumentos e os vários museus de que o concelho dispõe actualmente.

Dedica ainda capítulos à saúde e assistência, para abordar o historial do Hospital de S. José, da Santa Casa da Misericórdia, dos Asilos e dos Bombeiros Voluntários de Fafe, ressaltando igualmente a indústria no concelho, as feiras, festas e romarias, as tradições (artesanato, jogo do pau, lendas, etc.), a cultura, desporto e associativismo, o turismo e o ensino em Fafe – do básico ao superior.

Lugar ainda para a evocação de cerca de três dezenas de personalidades ilustres, que ajudaram a moldar o concelho, em diferentes domínios, bem como para o historial de todas as freguesias do município, ilustradas e enriquecidas com a evolução demográfica desde 1864, terminando o volume com a heráldica e o hino da cidade.

A grandiosa obra tem o apoio do município de Fafe e de um conjunto de empresas e patrocinadores que viabilizaram a edição, ajudando à sua concretização.

Este é o terceiro livro de Artur Coimbra publicado neste ano de 2016, a seguir a Sancti Martini de Armir – História de Terra e Gente com História (em parceria com o investigador Paulo Moreira) e à obra literária 60 Poemas, editada em Maio passado.