imagem_1153_0001.jpg
III Festival de Vitela assada à Moda de Fafe

Restaurantes garantem: balanço muito positivo

A terceira edição do Festival da Vitela Assada à Moda de Fafe terminou, ontem, com um balanço muito positivo.

Durante o fim de semana, de 16 a 18 de Setembro, foram servidas, cerca de 3 toneladas de vitela assada pelos cinco restaurantes presentes, que conseguiram escoar todo o produto adquirido para o Festival.

A organização estima em mais de 11 000 as pessoas que se deslocaram ao espaço de refeição na Praça das Comunidades, o que representa um ligeiro aumento no número de refeições servidas face ao ano anterior, em que foram contabilizadas não só as refeições do festival, mas também as visitas no âmbito da iniciava “Fafe dos Brasileiros”.

De acordo com Jorge Machado, proprietário do restaurante Casa da Cêra, “o balanço é positivo, senti que as pessoas começam a conhecer o prato, que tem uma capacidade de mobilização cada vez maior. Sobretudo no sábado e no domingo, visitaram o espaço muitas pessoas de outros concelhos. Há aspectos a melhorar, com a colaboração de todos, mas o Festival é uma aposta ganha e que merece todo o investimento do Município.”

“As pessoas saíram daqui satisfeitas e isso é o mais importante. Cada vez recebemos mais gente e temos a certeza que este Festival tem sido fundamental na promoção do prato e o balanço, deste ano, é positivo”, garante a responsável pela Casa de Pasto Reis, Graça Silva.

“Esta terceira edição correu muito bem. Consideramos que foi melhor do que no ano passado. A vitela foi do agrado de toda a gente e o feedback foi óptimo.

De ano para ano, a expectativa tem sido cada vez mais alta e os resultados superam sempre aquilo que esperamos.

Criámos, durante estas três edições, relações de proximidade com alguns visitantes que, mesmo vindo de longe, reconhecem-nos e fazem questão de vir falar connosco e agradecer toda a simpatia e a forma como os servimos. Isso, para nós, é muito gratificante. Sem dúvida, que este festival deve manter-se”, revela Vera Pereira, do restaurante Quinta das Vinhas.

A responsável pelo restaurante A Desportiva, Mavíldia Silva, refere que “o festival correu muito bem este ano. Recebemos muitas pessoas de fora, o que revela o sucesso desta iniciativa. Temos clientes que nos vêm visitar em todas as edições, o que é muito especial para nós.

Da nossa parte tem havido um esforço em apostar na qualidade dos produtos e, por isso, é um investimento que faz todo o sentido.”

“O Festival correu muito bem, tivemos imensos visitantes e o investimento do Município deve manter-se. Alguns visitantes vieram, este ano, pela primeira vez, mas alguns eram repetentes, o que nos deixa muito contentes. Sentimos todos os clientes satisfeitos e o Município está de parabéns, bem como toda a sua equipa ligada ao Festival e à sua organização”, garante Joaquim Correia, responsável pelo restaurante Feira Velha.

Notar que, para além da enorme afluência à Praça das Comunidades, também vários restaurantes da cidade estiveram cheios, durante o fim de semana, comprovando-se, assim, o sucesso deste festival.

O sucesso deste certame não se fez apenas dos resultados obtidos pelos restaurantes. Os dez expositores presentes na tenda tiveram oportunidade de mostrar e vender os produtos regionais, desde a doçaria tradicional, o artesanato e o vinho verde.

Durante três dias, foram vendidas centenas de doces típicos, entre o tradicional pão de ló e os doces de gema.

“Vale sempre a pena participar neste tipo de certame. O balanço é sempre muito positivo, porque se promove a doçaria regional, a par do tradicional prato da vitela assada. É uma aposta ganha. Sem dúvida que é para continuar”, garante César Freitas, da Doçaria de Fornelos.

O vinho verde não faltou e o festival começa a ser uma montra do concelho:

“Esta edição do festival da vitela assada foi diferente das anteriores. Notámos que houve melhores resultados no que toca à promoção dos produtos locais e do próprio concelho. Recebemos muitas pessoas de fora e percebemos que estavam satisfeitas e queriam conhecer melhor os produtos expostos.

Acreditamos que esta é uma iniciativa de sucesso e todos devemos ficar felicíssimos pela Câmara Municipal dar continuidade a este festival”, explica Vera Lima, da empresa Vinhos Norte.

Para Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, esta “é uma iniciativa que merece todo o carinho da comunidade porque provou ser capaz de atrair pessoas de fora e de dar vida ao nosso território promovendo um prato que tem uma ligação muito especial com os fafenses e não só.”

“Esta terceira edição do Festival da Vitela Assada à Moda de Fafe foi um sucesso. Durante todo o fim de semana, criou-se um ambiente fantástico na Praça das Comunidades, com a visita de milhares de pessoas, de Fafe e não só, que puderam comprovar que temos uma gastronomia de excelência.

Milhares de pessoas passaram pela nossa cidade, o que nos deixa muito satisfeitos e com a certeza que de que foi uma aposta ganha.

Os cinco restaurantes presentes foram incansáveis, mostraram um esforço e empenho notável. Os expositores foram também uma grande montra do que de melhor temos em Fafe e, por isso, cabe-me agradecer a todos por estarem ao nossa lado.

Estamos empenhados em desenvolver projectos que tragam mais gente a Fafe e promovam o concelho. Fafe quer afirmar-se como uma terra turística e nada melhor que aproveitar as potencialidades da nossa gastronomia para valorizar o concelho e convidar todos a visitar-nos”, rematou.