Destaques

TituloAprovado o Plano Operacional Municipal 2021 que contempla, pela primeira vez, o Fogo de Gestão de Combustível
Data2021-04-30 00:00:00 +0100
Sub-título
Descrição

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Fafe (CMDF) aprovou, por unanimidade, o Plano Operacional Municipal (POM) de 2021 que define os meios e recursos disponíveis no concelho para as ações de vigilância, deteção, primeira intervenção, combate e rescaldo.

A CMDF de Fafe reuniu no dia 30 de abril, por videoconferência, para apresentação e discussão do POM 2021 que visa fornecer informação de apoio ao planeamento das ações de prevenção e combate a incêndios rurais, estabelecendo procedimentos operacionais para os sistemas de coordenação e para os dispositivos de vigilância, deteção e combate. 

Pela primeira vez, no distrito de Braga, este documento elaborado pelo Município de Fafe contempla áreas com potencial de recurso a fogo de gestão de combustível.

Esta ferramenta recorre ao uso do fogo que, em condições meteorológicas adequadas e em espaços rurais de reduzido valor, previamente delimitados, permite a evolução do incêndio rural dentro de um perímetro pré-estabelecido, com um menor empenhamento de meios de supressão, e sempre realizado na presença de técnicos credenciados em fogo controlado ou fogo de supressão. 

Imagens
Powered by: TextoVirtual.com