SITE-ANNE-FRANCK-07.png
Arquivo Municipal de Fafe promove exposição “Anne Frank: uma história para hoje”

Até 30 de setembro, o Arquivo Municipal de Fafe será palco de uma exposição intitulada “Anne Frank: uma história para hoje”, que resulta de uma colaboração entre o Município, o projeto Vir a Ser – Associação Comunidades que Florescem e a Associação Internacional Intercultural Projects and Research. A mostra, que já percorreu centenas de cidades em todo mundo, é um instrumento educativo apoiado no tripé pedagógico “Recordar, Refletir, Reagir”, que visa manter viva a memória de Anne Frank, informar sobre o regime nazi e, simultaneamente, mostrar aos jovens e visitantes onde o racismo e os preconceitos nos podem levar. Promove-se a cidadania ativa, tendo por base os Direitos Humanos através da história de uma menina e da sua família que, por serem Judeus, tiveram de fugir do seu país.

A exposição é constituída por mais de 200 fotografias pessoais do arquivo da família Frank, assim como por excertos do famoso “Diário de Anne Frank”. Utilizando 34 painéis educativos, conta-se a história de Anne através de uma linha temporal, situando-se, por um lado, a História da 2ª Guerra Mundial e do Holocausto e, por outro, a vida pessoal de Anne Frank. Desta forma, os visitantes conseguem construir uma relação mais emocional entre eventos ocorridos a nível mundial e as suas consequências na vida de uma pessoa real criando, assim, uma aprendizagem mais significativa.

Alunos assumem o papel de guias da exposição

A acompanhar a exposição estarão os trabalhos realizados pelos alunos e alunas do 2º e 3º ciclo do agrupamento de escolas EB23 Prof. Carlos Teixeira, realizados após as visitas educativas que fizeram aquando da presença da exposição na escola Sede e na escola de Silvares, em janeiro e fevereiro deste ano. A mostra permite ainda a possibilidade de realização de visitas previamente agendadas e acompanhadas por Guias Anne Frank - alunos(as) que, no âmbito de uma atividade pedagógica, receberam formação para este efeito.

Segunda-feira: 9h30 às 12h30; 14h às 18h30

Terça a quinta-feira: 9h30 às 12h30 às 14h às 17h