aviso_post-fb_web.png
Aviso à população: Perigo de Incêndio Rural - Situação de Alerta

De acordo com a informação meteorológica disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê-se um agravamento das condições meteorológicas para o risco de incêndio para os próximos dias, com tempo quente e seco, destacando-se para Fafe:

• Valores de temperatura máxima superiores a 30ºC;
  • Vento moderado (até 30 km/h) do quadrante leste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) de este/nordeste nas terras altas até ao meio da manhã e a partir do final da tarde;
  • Humidade Relativa do Ar inferior a 30%, com fraca recuperação noturna.

Os índices de perigo de incêndio irão manter-se na classe de "muito elevado".

EFEITOS EXPECTÁVEIS

• Considerando a previsão meteorológica, esperam-se condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais e aumento da dificuldade das ações de supressão, em consequência do aumento da temperatura, aumento da intensidade do vento e da baixa humidade relativa do ar.

MEDIDAS PREVENTIVAS

O SMPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor:

• É PROIBIDO fazer Queimadas Extensivas. Durante o período condicionado no município de Fafe não são autorizadas.
  • É PROIBIDO fazer Queima de Amontoados. Durante o período condicionado no município de Fafe não são autorizadas.
  • Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores salvo se usados nos locais devidamente identificados para o efeito;
  • Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos territórios rurais.
  • Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fumigar ou desinfestar em apiá-rios exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;
  • Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de outra pirotecnia só é permitida com licenciamento do Município;
  • Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, todos os equipamentos com escape sem dispositivo tapa-chamas, equipamentos de corte, como motosserras ou rebarbadoras, ou a operação de méto-dos mecânicos que, na sua ação com os elementos minerais ou artificiais, gerem faíscas ou calor.

No seguimento da DECLARAÇÃO DA SITUAÇÃO DE ALERTA entre as 00h00 de 8 de julho de 2022 e as 23h59 de 15 de julho de 2022, aplicam-se ainda as seguintes medidas, de carácter excecional:

• Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente defi-nidos nos planos municipais de defesa da floresta contra incêndios, bem como nos caminhos flores-tais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem, com as exceções previstas no n.º 2 do artigo 68.º do Decreto -Lei n.º 82/2021, de 13 de outubro, nomeadamente o acesso, a circulação e a perma-nência de residentes permanentes ou temporários e de pessoas que ali exerçam atividade profissional;
  • Proibição da realização de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração;
  • Proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquina-ria, com exceção dos associados a situações de combate a incêndios rurais;
  • Proibição de realização de trabalhos nos demais espaços rurais com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta -matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal;
  • Proibição da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas.

O SMPC recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições acima expressas e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e junto do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Fafe.

Tendo em consideração o Tempo Quente previsto para os próximos dias, o SMPC aconselha ainda que sejam seguidas as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), disponíveis aqui.