Câmara de Fafe apresenta projecto para novo Canil Municipal

Foi apresentado, esta manhã, o projecto para a construção do novo Canil Municipal de Fafe.

O novo abrigo está localizado nos terrenos da antiga estação de tratamento de afluentes, onde actualmente funciona a Associação da Petanca, e compreende, numa primeira fase, a construção de 40 boxes (módulos) para abrigos de animais.

Cada box tem três compartimentos com um abrigo, um recreio abrigado e um recreio comum. Este novo espaço terá também um espaço para manutenção do Canil e também para o armazenamento.

Recorde-se que este foi o projecto vencedor do Orçamento Participativo (no valor de 75 mil euros), lançado em 2016, pela Autarquia, e que reuniu a maioria dos votos (3925).

Visa resolver, sob a forma de alojamento animal condigno, a questão do crescente número de cães abandonados e errantes existentes em Fafe. Pretende proporcionar uma alternativa ao atual canil municipal, com melhores condições para os animais que são acolhidos.

Durante a sessão, foi ainda assinado o Protocolo de colaboração entre o Município de Fafe e a Associação de Defesa dos Direitos dos Animais e Floresta (ADDAF), atualmente responsável pelo trabalho de voluntariado junto do Canil Municipal. Através do Protocolo, o Município compromete-se a comparticipar as ações desenvolvidas pela ADDAF, na melhoria das condições para a estadia dos animais no Canil Municipal, mediante um apoio financeiro de 16 mil euros.

A Câmara Municipal vai continuar a fazer a recolha de animais errantes, entregando-os no Canil e suportando os custos do fornecimento de água, luz e recolha de lixos das instalações. Da mesma forma, o Município cede e vai continuar a emprestar, sempre que necessário e solicitado pela Associação, o veículo adquirido para transporte de animais.

A ADDAF tem, ao longo de vários anos, garantido a realização de campanhas de adoção responsável e promovido ações de esterilização, que são fundamentais no combate à superpopulação dos animais e seu abandono. Tem igualmente melhorado a limpeza dos espaços do Canil e da área envolvente, gerindo a alimentação e administração de medicação prescrita pelo Veterinário Municipal.

O Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, destacou “o passo importante que estamos a dar para a construção do novo canil. Numa primeira fase, iremos construir estes 40 módulos para abrigar os animais e, em breve, daremos continuidade à obra.

Embora a construção deste novo canil não resolva o problema do abandono crescente dos animais, ajuda a melhorar, significativamente, as condições, qualidade e conforto dos animais acolhidos no canil.”

O autarca mostra-se satisfeito pela assinatura do Protocolo de Colaboração com a Associação de Defesa dos Direitos dos Animais e Floresta, “que tem feito um excelente trabalho em prol da dos animais no Canil Municipal. Este Protocolo surge como um reconhecimento público do esforço dos voluntários e do valor do mesmo para o Município e ao nível do bem-estar animal.”

Angélica Oliveira, Presidente da ADDAF, revelou “que este este é um bom início para podermos trabalho em conjunto. Embora haja alguns pormenores que devem ser afinados, este é um importante passo.

Este é um bom projecto. Precisamos, contudo, que ele cresça, porque, infelizmente, são cada vez mais os animais que nos são deixados e as adopções tem vindo a diminuir.”