dsa_6879.jpg
Câmara de Fafe assina Protocolo conjunto para a despoluição do Rio Vizela

O Município de Fafe esteve presente, esta tarde, na assinatura do Protocolo de Colaboração Técnica para a Despoluição da Bacia Hidrográfica do Rio Vizela, que decorreu na Câmara Municipal de Vizela.

A par com o Município de Felgueiras, Guimarães, Santo Tirso e Vizela, também a Câmara Municipal de Fafe assinou este Protocolo que procura promover a elaboração e execução de uma estratégia de actuação conjunta e partilhada de fiscalização para fazer face aos fenómenos de poluição com impacte nas massas de água que abrangem o rio Vizela e seus principais afluentes, elaborando um plano para a recuperação das zonas envolventes.

Apesar de, ao longo dos últimos anos, ter sido observada a melhoria da qualidade da água, o rio Vizela tem sido alvo de forte pressão, quer ao nível de rejeições de águas residuais urbanas, quer industriais, em particular do sector têxtil, que predomina nesta região. Nesse sentido, são ainda verificados alguns problemas de poluição que carecem de resolução e com os quais as Autarquias se têm debatido.

O Presidente da Câmara Municipal de Fafe destaca “o contributo importante que este Protocolo dará na resolução dos problemas de poluição do Rio Vizela.

Este é um assunto com o qual, infelizmente, nos temos debatido nos últimos tempos e para o qual queremos soluções urgentes. Temos feito um esforço acrescido para sensibilizar as empresas, maior foco de poluição, para a importância de manter o rio limpo.

As descargas no rio Vizela têm sido recorrentes e foram já registadas diversas denúncias. É, por isso, fundamental que os Municípios se unam e trabalhem em conjunto.”

O Autarca aproveitou ainda para referir que “a assinatura deste protocolo vai permitir que a Câmara recupere um projecto já antigo: o corredor verde.”

O Ministro do Ambiente, Matos Fernandes, marcou presença na sessão, destacando “a importante colaboração entre entidades e autarquias que este Protocolo vai permitir.”