b288a2c3-8a34-4ee2-bc6f-44c378b4a5fd.jfif
Executivo municipal aprova protocolo com a CERCIFAF para apoio à educação inclusiva

O Executivo, reunido esta segunda feira, 20 de junho, aprovou por unanimidade, a proposta de protocolo a celebrar entre o Município e a CERCIFAF - Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Fafe, tendo em vista assegurar medidas de apoio à educação inclusiva, sobretudo no período de interrupções escolares e a vigorar para o ano letivo 2022/2023. No âmbito do acordo serão disponibilizados 3 profissionais assistentes operacionais de ação educativa que prestarão os serviços necessários e adequados aos alunos abrangidos por estas medidas, na Escola Secundária ou noutros espaços educacionais, disponibilizando ainda os recursos técnicos próprios, serviços de alimentação e outros meios materiais, para o desenvolvimento das atividades centradas sobretudo nas dimensões de autonomia e higiene pessoal, estimulação sensorial e práticas de inclusão social. O protocolo envolve um apoio no valor de 45.000 euros.

Seguiu-se, na ordem do dia, a aprovação por unanimidade da atribuição de um conjunto de apoios e subsídios a diversas entidades com atuação direta no concelho, em concreto: 22.500 euros para a DemoPorto responsável pela organização do Rally Montelongo Carlos Vieira; um apoio de 1.000 euros à Associação de Estudantes do Instituto de Estudos Superiores de Fafe para comparticipação das despesas tidas no âmbito das festas académicas; atribuição de um total de 45.252 euros às associações desportivas Arões Sport Clube, Associação Cultural e Desportiva da Pica, Grupo Cultural e Desportivo de Regadas e Operários Futebol Clube de Antime, de apoio à prática desportiva federada e que reflete o valor exato das inscrições de atletas na Associação de Futebol de Braga; atribuição de um apoio de 3.000 euros à Malfeito - Associação Cultural; um apoio de 800 euros à Associação Cultural e Recreativa de Nossa Senhora do Socorro que realizou a XXI Transfafe de Viaturas Todo-o-Terreno; um apoio de 7.000 euros para a realização do Santo Rock 2022, iniciativa promovida pela Associação Recreativa e Cultural de Santo Ovídio; um apoio de 3.500 euros à atividade regular da Associação Cultural e Desportiva da Pica; um apoio de 500 euros à Orquestra de Câmara Portuguesa, considerando que o município se encontra representado nesta formação pela estudante fafense Maria Leonor Marinho e, por fim, um apoio de 3.000 euros à Fábrica da Igreja de São Tomé de Travassós para a realização das festas em honra de Nossa Senhora das Graças.

O Executivo aprovou ainda, e por unanimidade, a decisão de conceder o apoio das receitas das inscrições da caminhada "Rota Solidária", agendada para 17 de julho, a favor da Liga Portuguesa contra o Cancro.

Na reunião municipal realizada esta segunda-feira, 20 de junho, e ainda antes da ordem do dia, a Vereadora do Desporto apontou um conjunto de louvores a atletas fafenses que estiveram em destaque nos últimos dias, e em concreto: Equipa de Futsal feminino do Grupo Nun'Álvares enquanto Vice-Campeã Nacional; Helena Isabel Leite Nunes (Leninha), Campeã Nacional de Futsal Feminino pelo SL Benfica; atletas Odete Rocha, Carla Vanessa, Daniela Sofia Costa Ferreira, Cátia Morgado e Ana Pires do GCR Nun'Álvares Futsal Feminino convocadas para o Campeonato da Europa de Futsal Feminino; Diana Durães pelo 11º lugar (entre 28) nos 1500m livres no Campeonato do Mundo e obtenção dos mínimos de apuramento para o Campeonato da Europa na mesma distância; Parcídio Summavielle pelo 1º lugar na Rampa de Santa Marta, no Troféu Turismo 3; Armando Freitas, pelo 1º lugar na Rampa de Santa Marta, Troféu Campeonato de Montanha de Portugal 1300, e Rafael Cunha e Gonçalo Cunha, pela vitória no Rali de Castelo Branco Norte, Junior Team FPAK (Troféu jovens pilotos).