850_2262a.jpg
Executivo municipal delibera apoios à atividade desportiva e cultural

Na reunião municipal realizada esta segunda-feira, 6 de junho, e ainda antes da ordem do dia, foram entregues ao Presidente, Vereadores e núcleo de apoio aos órgãos autárquivos, um conjunto de computadores portáteis para utilização nas reuniões camarárias com vista à menor utilização do papel, o que se traduz em mais um passo rumo à digitalização e simplificação administrativa preconizadas pela autarquia.

No período de antes da ordem do dia, a Vereadora com competências da Transição Digital, apresentou uma informação com o resumo das principais atividades realizadas pelos serviços, nomeadamente a total digitalização da área de obras particulares (Urbanismo) através da plataforma digital NOPAPER, assim como a conclusão de testes da plataforma Archeevo que permitirá a digitalização e consulta online de acervo documental do Arquivo Municipal, bem como a entrega de 20 computadores ao balcão do Balcão Único do Prédio (BUPI). Foi igualmente mencionada a futura reestruturação do site da autarquia já em preparação, a adoção de medidas de cibersegurança, assim como a criação de um microsite bilingue – em português e ucraniano – para apoiar os refugiados da Ucrânia que estão a residir em Fafe.

Tendo em conta a ordem dos assuntos inscritos em agenda, o Executivo aprovou por unanimidade o projeto de regulamento municipal de espetáculos de natureza artística, assim como a adesão do Município à Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico. Fafe não tem um centro histórico, mas é detentora de um conjunto de imóveis de valor que se inscrevem no âmbito da ação daquela entidade.

Foram igualmente aprovados por unanimidade a atribuição de um subsídio adicional de 4.500 euros para o Centro Cultural, Social e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Fafe, de um apoio de 36.000 euros realizado pela Equipa de Sonho – Associação Cultural e Recreativa de Fafe, para fazer face aos encargos com a totalidade das obras executadas pela Associação, a atribuição de apoio de 1.100 euros para a participação de 30 crianças no Torneio Internacional – Desportivo Ases de S. Jorge, bem como uma proposta de atribuição de um apoio de 2.800 euros à União Desportiva de Fafe A60, uma coletividade que mantém ativos ex-jogadores de futebol numa prática de desporto veterano.

O Executivo aprovou também por unanimidade a proposta de atribuição de apoios ao Centro Budo de Fafe (4.600 euros) e à Associação de Karaté de Fafe (6.325 euros) pela participação de ambas as entidades no 15º Campeonato da Europa de Karaté, bem como uma proposta de apoio de 3.000 euros à realização da atividade “1º Summer Camp de Jogo do Pau” pelo Centro Cultural e Recreativo da Juventude de Cepães, que trará a Fafe cerca de 40 pessoas interessadas nesta tradição fafense provenientes de países como Suécia, Bélgica e Espanha. A  Câmara aprovou um apoio de 1500 euros a atribuir ao Grupo Cultural e Recreativo do Coral de Antime para comparticipar a realização de atividades desenvolvidas pelo Grupo expressas em protocolo cuja minuta foi igualmente aprovada.

O presidente da autarquia remeteu ainda à Câmara, para conhecimento, a informação sobre o desempenho dos municípios nacionais no âmbito do Balcão Único do Prédio (BUPI), onde se destaca o facto de Fafe estar em nono lugar a nível nacional, tendo agradecido por isso o esforço levado a cabo pelo Vereador Raul Cunha na divulgação deste projeto, assim como o apoio concedido pelos presidentes de Juntas de Freguesia.

Foi também apresentado para conhecimento do Executivo o relatório técnico sobre a implementação do Plano de Fogo Controlado e Fogos Rurais, bem como os valores concedidos no mês de maio no âmbito do Programa de Emergência Social e do Programa de Atribuição de Bolsas de Estudo.

No período antes da ordem do dia a Vereadora da Cultura e Desporto, Paula Nogueira, realçou o mérito de desportistas locais, nomeadamente de  Carlos Faria, pela conquista do Cinturão WKA (World Kickboxing and Karaté Association), em França; Luís Fernandes, campeão nacional pela seleção sub-16 da Associação de Andebol de Braga, no Torneio Nacional de Seleções Regionais, em Celorico de Basto; Diana Durães, pelo segundo lugar nos 5km de águas abertas do Open de Portugal - Campeonato Nacional em Avis; Rui Ribeiro e Pedro Fernandes, pelo segundo lugar na categoria de Históricos e melhor equipa portuguesa no RaliSpirit Altice; Grupo NunÁlvares Patinagem Artística, por ser Campeão Distrital de Dança 2022 por clubes e 4 campeões distritais, dois vice-campeões e três terceiros lugares, em Barcelos; Associação de Desporto de Combate KTF, que subiu 15 vezes ao pódio no Campeonato Regional Norte, em Guimarães; o Grupo Nun'Ávares Patinagem Artística, pelo terceiro lugar no Campeonato Nacional de Show e Precisão (Pequenos Grupos), com apuramento para o Campeonato Europeu, que decorreu no Multiusos de Fafe; ao Grupo Nun'Álvares pelas duas vitórias ao Sporting levadas a cabo pela equipa feminina de Futsal e, por fim, ao piloto Fernando Freitas, que saiu vitorioso nas provas de Rali na Rampa da Covilhã, estando prestes a tornar-se campeão nacional.

A Vereadora teve ainda oportunidade de apresentar um balanço sobre o evento Caleidoscópio que Fafe acolheu entre 3 e 5 de junho. Este projeto de programação cultural em rede contou com 10 concertos e uma talk, integrou uma residência artística com um ensemble coordenado pelo músico Bruno Pernadas. O programa geral envolveu um total de 36 artistas, 21 técnicos, 10 elementos de produção e ao nível de público uma estimativa acima das 1.500 pessoas. O evento encheu a cidade de vida e cultura e lotou as suas unidades hoteleiras.