FAFE-MUNICIPIO-WEB.png
dsa_3665.jpg
Fafe comemorou 43º aniversário do 25 de Abril

Decorreram, hoje, as comemorações do 43º aniversário do 25 de Abril, em Fafe, com um conjunto de atividades que começaram logo pela manhã, com a alvorada de morteiros e a XVII Marcha pela Liberdade, pelos Restauradores da Granja.

 

No edifício dos Paços do Concelho, o Executivo Municipal assistiu ao hastear da bandeira com o desfile da Fanfarra do Agrupamento de Fornelos do CNE.

 

Na Avenida do Brasil, junto ao monumento de homenagem aos combatentes da Guerra Colonial, que perpetua a memória dos jovens fafenses que perderam a vida no conflito, foi evocada a memória de todos quantos participaram no conflito que durou 13 anos.

 

O Teatro Cinema de Fafe foi palco, como já vem sendo habitual, da sessão solene evocativa da efeméride, que abriu com a intervenção de Laurentino Dias, Presidente da Assembleia Municipal. Também os representantes dos Partidos Políticos com assento da Assembleia Municipal tomaram a palavra e puderam discursar. A CDU fez-se representar por Alexandre Leite, o PSD por Eugénio Marinho, os Independentes por Fafe representaram-se por José Manuel Domingues e, finalmene, Joaquim Alves representou o Partido Socialista.

O Major Engº Piloto Aviador João Moutinho da Silva, da Associação 25 de Abril, marcou presença e agradeceu o convite e a homenagem prestada.

Em todos os discursos foi unânime o tempo novo a que Abril de '74 abriu portas e os valores de Liberdade, Democracia, Estabilidade, Progesso e Desenvolvimento que a revolução dos Cravos tornou presentes.

Os intervenientes destacaram as significativas alterações a que o país assistiu nos últimos 43 anos, fazendo referência aos aspectos positivos e também áquilo que ainda é preciso mudar, acentuando que, pese embora não estejamos no ponto ideal, estamos num caminho positivo. Todos reconheceram o 25 de Abril como um acontecimento de futuro, que permite que continuemos a ter esperança no amanhã, apelando, claramente, a que os valores de Abril continuem a singir as nossas vidas a pautar os actos de cada um.

Depois da entrega dos prémios Dr. Maximino de Matos a Marta Filipa Lemos Mendes e o 'Prémio Literário A.Lopes de Oliveira/Câmara Municipal de Fafe' a Alexandra Esteves, Paulo Moreira e Artur Coimbra, bem como do reconhecimento de alguns funcionários da autarquia, Raul Cunha fechou a sessão solene.

O Autarca relembrou a importância de continuarmos a assinalar esta data, destacando o gigantesco salto no desenvolvimento económico, político e social que o nosso país deu. O discurso terminou com um apelo transversal aos agentes políticos e comunidade fafense para que os valores de Abril estejam sempre presentes, ontem, hoje e amanhã.

 

Recorde-se que, durante a tarde, decorre o 6º Torneio Cidade de Fafe de Futebol Veteranos (UDF), no Campo Operário de Antime, seguindo-se o XXXI Torneio de Futebol Juvenil de Fafe 2017, no Campo da ACD Pica.

As comemorações terminam, na Praça 25 de Abril, com a Festa da Liberdade, a partir das 16h00, que contara com a atuação do grupo da terra 'Os Trastes'.

footer.jpeg
Câmara Municipal de Fafe Avenida 5 de Outubro - 4824-501 Fafe | 253 700 400 (chamada para rede fixa nacional) | geral@cm-fafe.pt