capa-07.jpg
“FAFE, MEU AMOR”, DE ARTUR FERREIRA COIMBRA, APRESENTADO EM 5 DE JULHO NA SALA MANOEL DE OLIVEIRA

No próximo dia 5 de Julho, na Sala Manoel de Oliveira, em Fafe, pelas 21h30, será apresentada a segunda edição, revista e aumentada, da obra FAFE, MEU AMOR - Textos e imagens sobre o concelho, do investigador Artur Ferreira Coimbra, editada pelo Núcleo de Artes e Letras de Fafe, com a parceria da Freguesia de Fafe.

A obra é apresentada pelo escritor fafense Paulo Moreira.

A anteceder, haverá um momento musical a cargo do Coro de Pais e Amigos da Academia de Música José Atalaya, sob a direcção artística do maestro Tiago Ferreira.

Esta nova edição, com capa e arranjo de Manuel Meira, inclui mais duas dezenas e meia de poemas relativos a Fafe ou às suas freguesias.

Esta é uma “obra de absoluto e desmedido amor a Fafe”, uma obra de paixão, “construída” ao longo de anos de pesquisas avulsas em jornais, almanaques e obras literárias. São dezenas de textos em prosa e em verso que têm em comum a exaltação de “Fafe”, tema tratado das mais diversificadas, afectuosas e carinhosas formas.

São textos de autor, assinados por escritores, jornalistas, cronistas e poetas, originários do concelho, mas também exteriores às suas fronteiras geográficas ou mentais e que foram recolhidos em forma de antologia.

Trata-se de um livro que integra três partes: a primeira insere mais de três dezenas de textos em prosa, dos últimos três séculos, desde 1706 à atualidade, quer de autores locais, quer de autores de nível nacional (António Carvalho da Costa, Camilo, Pinho Leal, José Augusto Vieira, Martins Sarmento, Tomás da Fonseca, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Sant'Anna Dionísio e Ernesto Veiga de Oliveira, entre outros autores que escreveram sobre Fafe); a segunda, inclui largas dezenas de textos poéticos sobre Fafe de mais de 30 autores locais, do princípio do século XX aos nossos dias (Thomaz D’Alvim, Vaz Monteiro, Delfim de Guimarães, Teixeira e Castro, Ruy Monte, Soledade Summavielle, Valdemar Gonçalves, José Salgado Leite, Artur Coimbra, Augusto Fera, Domingos Gonçalves, Pompeu Miguel Martins, António de Almeida Mattos, Carlos Afonso, Júlio Ferreira Leite, Paulo Moreira e Benedita Stingl, entre muitos outros); finalmente, cerca de uma centena de imagens sobre Fafe editadas em diferentes décadas do século XX, que surgem reunidas na mesma publicação.

São basicamente textos que elevam a auto-estima dos fafenses e glorificam as belezas, potencialidades, valores e hospitalidade da terra.

Neles sobressaem os valores maiores de Fafe, os seus arquétipos, as suas mitologias, os seus símbolos incontornáveis (monumentos, espaços arquitectónicos, sociabilidades, progressos, festas, lendas, cultos, gentes).

CAPA 07.jpg