dsa_8495a.jpg
Fafe recebe Eco Festival em Julho

Mais de 15 concertos e diversas actividades num fim de semana dedicado à sustentabilidade ambiental

A freguesia de Fornelos, em Fafe, recebe, no fim de semana de 21 a 23 de Julho, a segunda edição do Festival “Terra Mãe”.

Organizado pela Associação Cultural e Recreativa “Movimento Amigos de St.ª Comba de Fornelos”, Comunidade “Gomos da Tangerina”, a Junta de Freguesia de Fornelos e o Município de Fafe, este Eco Festival pretende ser uma grande sala de exposição das artes tradicionais, ligado a grandes causas ambientais e com uma forte componente social.

Sob o mote “Três dias para mudar o mundo, três dias para mudar de vida”, este eco festival alia-se às causas ambientais e traz a Fafe um conjunto de concertos e workshops que promovem a sensibilização ecológica e alertam para a necessidade de proteger o ambiente, numa freguesia – Fornelos – considerada a sétima mais ecológica do país.

Durante o dia, as actividades são direccionadas para os mais novos e para as famílias, com caminhadas, jogos tradicionais, oficinas de nutrição, showcooking, eco construção, yoga, conversas em círculo, teatro, palestras de sensibilização e sustentabilidade, entre muitas outras actividades.

À noite, as actividades de cariz pedagógico dão lugar a diversos concertos. Cerca de 18 artistas nacionais e internacionais vão marcar presença neste festival que vai decorrer nos terrenos contínuos à Quinta do Minhoto, com cerca de dois hectares.

O grande destaque do Festival é a banda Olive Tree Dance a atuar no sábado, 22, seguindo-se Terrakota, Progeto Aparte, Yawal, Allantantou e Teresa Gabriel.

Na sexta, o grupo Terra Livre dá as boas vindas aos festivaleiros, a partir das 20h00. Noite dentro, podem contar ainda com a atuação de Criatura, Cabra Çega, Bob Figurante, Selecta Jahbruzzy and Guests e Bugalhos.

O festival termina no Domingo, com os concertos de Samba sem Fronteiras, Krioll’Art, Grupo de Danças do Mundo e Elisabete Almeida.

A boa comida também não vai faltar, com várias tasquinhas de comes e bebes e comida vegetariana. Quem passar pelo festival, poderá também apreciar o artesanato regional e assistir a momentos de animação e artes circenses.

O festival foi apresentado esta manhã, na Praça 25 e Abril, contando com a participação de mais de 100 crianças que, através de diversas actividades, recriaram o ambiente festival.

Num ambiente de festa e voltado para as questões ecológicas, o Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, destacou a importância deste festival na sensibilização ambiental.

Este festival é mais uma oportunidade para que todos possamos contactar com boas práticas ambientais e fazer mais pela protecção da Natureza. Pretendemos, num ambiente de contacto com a Natureza, promover a sustentabilidade ambiental, contando para isso com diversas actividades direccionadas para as famílias e crianças, onde vão poder ouvir, trocar experiências, fazer algo para diminuir a pegada ecológica.

Infelizmente, a tragédia pela qual estamos a passar, com a devastação causada pelos incêndios, faz-nos repensar a atitude que deveremos ter com a Natureza e este tipo de iniciativas procuram isso mesmo: promover a sustentabilidade.

O ano passado, o Terra Mãe foi um sucesso. Para além da animação durante os três dias, conseguiu-se que o lixo recolhido correspondesse apenas a um saco de lixo, o que é, por isso, significativo da promoção ecológica que o festival procura. O objectivo, este ano, é conseguir ‘lixo zero’.”

O Presidente de Junta de Freguesia de Fornelos, David Fernandes, relembrou que “Fornelos foi considerada a sétima freguesia mais ecológica do país, este ano, o que nos deixou muito satisfeitos e incutiu, ainda mais, a protecção ambiental em todas as nossas actividades e iniciativas.

O Terra Mãe é um festival, com uma forte componente ambiental, que visa alargar e diversificar a oferta cultural do concelho, promovendo a música tradicional, fomentando o envolvimento e a participação de um público jovem e proporcionando momentos agradáveis para toda a família.”

O Terra Mãe é um Eco Festival de sensibilização ambiental que procura trazer a Fafe um conjunto de concertos e outras actividades que alertem para a consciencialização ecológica. São diversas as bandas que vão passar por cá, quer nacionais, quer internacionais. Destacamos, por exemplo, Olive Tree Dance, Terrakota, Craitura, entre muitas outras bandas.

Vão ser três dias de muita animação musical, mas com um carácter pedagógico também muito importante. As crianças vão poder cá estar, passar óptimos momentos em família e, sobretudo, ficar mais atentas a estas questões”, revelou Patrick Fernandes, da Associação Cultural e Recreativa “Movimento Amigos de St.ª Comba de Fornelos.

Fátima Alves, do Movimento Gomes Tangerina, destacou “princípios da sustentabilidade no qual o Festival se estrutura. É um programa para famílias, com um conjunto de bandas de música do mundo e diversos workshops e jogos tradicionais que promovam a sustantabilidade e o convívio entre gerações.”