WhatsApp Image 2022-08-10 at 11.47.07 (6).jpeg
Inauguração de exposição de desenhos de Orlando Pompeu e apresentação do livro "Crónicas, Emigração e Lusofonia"

Pela primeira vez, a "Festa do Emigrante" incluiu na sua agenda iniciativas ligadas ao universo das artes. Na passada segunda-feira, foi promovida uma sessão de cinema na Sala Manoel de Oliveira, onde foi apresentado o filme "Erosão, Um olhar sobre a Emigração", realizado pelo grupo EnfimTeatro, núcleo dramático da Sociedade de Recreio Cepanense.

Ontem à noite, no Salão Nobre do Teatro Cinema de Fafe, foi inaugurada uma mostra de arte da autoria do mestre pintor fafense Orlando Pompeu, detentor de uma carreira de quase quarenta anos e um currículo nacional e internacional ímpar. A exposição “Ensaios sobre a Emigração” é o resultado das ilustrações concebidas propositadamente pelo artista para a obra “Crónicas – Comunidades, Emigração e Lusofonia”, da autoria de Daniel Bastos.

A obra de Daniel Bastos - escritor, historiador e atualmente consultor do Museu das Migrações e das Comunidades, sediado em Fafe - foi igualmente apresentada ontem. No livro com cerca de 150 crónicas redigidas nos últimos anos, o historiador revela o empreendedorismo, as contrariedades, a resiliência e a solidariedade das comunidades portuguesas, a riqueza do seu movimento associativo, e as enormes potencialidades culturais, económicas e políticas que as mesmas representam nas pátrias de acolhimento e de origem.

Daniel Bastos é também consultor da rede museológica virtual das comunidades portuguesas, instituída pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, que pretende criar uma plataforma entre diversos núcleos museológicos, arquivos e coleções respeitantes à história e à memória, à vida e às perspetivas de futuro dos portugueses que vivem e trabalham fora do seu país.

Além de Orlando Pompeu e de Daniel Bastos, o evento contou com a presença de Antero Barbosa, presidente da Câmara Municipal, Paula Nogueira, Vereadora da Cultura do Município, e Natalie Oliveira, deputada eleita pelo círculo eleitoral da Europa.