dsa_2402.jpg
Manuela Eanes “A criança é o projeto mais belo da Humanidade”.

O Instituto de Apoio à Criança foi o grande homenageado da noite de ontem. O Coral Santo Constestável do Grupo Nun'Álvares iniciou a gala, seguindo-se uma sessão de tributo à instituição, representada pela sua Presidente, Manuela Eanes, e moderada pelo jornalista, Joaquim Franco.

Laborinho Lúcio, um dos convidados da noite, dirigiu as suas palavras de agradecimento à antiga Primeira Dama, revelando o “seu profundo reconhecimento pelo aquilo que é, pelo que tem feito e pelo que irá fazer. Assumiu um verdadeito compromisso com a responsabilidade social. Um compromisso com os mais frágeis, cuja palavra chave sempre foi 'dignidade'.” O Professor e sócio fundador do IAC adiantou ainda “A dignidade humana tem que ser respeitada e o percurso de Manuela Eanes é exemplo disso.”

Manuela Eanes encontrou na criança o sujeito priveligiado da sua ação e fez tudo, o que estava ao seu alcance, para que os seus direitos fossem respeitados e protegidos. Foi capaz de antecipar os valores da criança, mesmo antes da Convenção dos Direitos da Criança.”

A relação de Manuela Eanes foi com as pessoas. Encontrou na criança a expressão mais humana da pessoa. Com lealdade, humildade, carácter, honestidade, capacidade de ouvir e sentimento democrático, traçou um percurso exemplar no que à promoção dos direitos das crianças diz respeito.”, rematou.

Visivelmente emocionada, Manuela Eanes agradeceu as palavras. “Em tudo o que eu faço na vida, procuro realizar o pensamento. Nós só existimos, quando existimos para o outro. O Instituto de Apoio à Criança é um sonho, uma utopia que procuramos realizar diariamente. É um caminho percorrido por muita gente, de áreas distintas, com muito carinho e dedicação, e que, acima de tudo, respeitam a criança.”

A criança é o projecto mais belo da Humanidade”, culminou.

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, aproveitou o momento para agradecer a oportunidade que a Instituição deu ao Terra Justa de a poder homenagear.

Esta é uma homenagem justa e meritória por todo o trabalho, dedicação e percurso exemplares que o IAC manteve e certamente manterá no futuro. À Manuela Eanes, Presidente da Instituição , dizer-lhe que muito nos honra em ser portugueses”

O Terra Justa irá manter-se ligado à justiça e às grandes causas da Humanidade e a convidados, como os que têm passado por Fafe, que, com o seu saber e conhecimento, nos dão um ponto de partida para a reflexão.”