850_7759a.jpeg
Ministro Pedro Nuno Santos em Fafe para homologar Estratégia Local de Habitação

Pedro Nuno Santos, Ministro das Infraestruturas e da Habitação, e Marina Gonçalves, Secretária de Estado da Habitação, estiveram em Fafe, ontem, para participar na cerimónia de homologação do Acordo de Colaboração no âmbito do 1.º Direito - programa que visa a promoção de soluções habitacionais para as famílias mais carenciadas e sem alternativa habitacional -, inserido na Estratégia Local de Habitação para o Município de Fafe.

O programa arrancou com a inauguração do Conjunto Habitacional da Cumieira. No local, a comitiva contactou com moradores e teve oportunidade de assistir a uma atuação de dança de dois meninos que lá habitam e de ouvir o testemunho de Margarida, uma jovem moradora no Bairro, licenciada em Desporto, que ressaltou: "Esta realidade não nos faz crescer sem metas, obriga-nos somente a ter mais vontade e força para lutar por elas. Há uma conhecida frase que diz «Posso sair do bairro, mas o bairro não sai de mim». É é a mais pura das verdades. Os valores que aqui se adquire vão connosco para todo o lado. A humildade, a resiliência, a união e o respeito por todos são coisas que não têm preço e, aqui, aprendemos que são fundamentais para a vida. As intervenções feitas neste espaço vão muito além da imagem. Todas elas foram feitas, desde o início, a pensar em cada um de nós. Para muitos pode ser só um lavar de cara naquele canto da cidade que poucos gostam de visitar, mas para nós é sinónimo de grandes melhorias nas condições de vida, melhorias na autoestima e gosto pelo que é nosso, pelo que é de todos".

Um discurso forte que emocionou toda a audiência, incluindo o Presidente da Câmara que logo após revelou: "Dos nove meses que levou nesta função, este é o momento mais feliz de todos. Sr, Ministro, a sua presença dignifica muito este ato". "Para nós autarcas, é muito importante podermos mostrar como aplicamos o dinheiro que nos chega através dos programas desenhados pelo Governo". Após agradecimentos a todos os que contribuíram e contribuem para a recuperação deste local, Antero Barbosa afirmou: "Aquilo que desejo é que quem cá mora ou vai passar a morar, ganhe o sentimento de identidade e tenha orgulho de viver aqui". Houve ainda tempo para visitar um dos apartamentos do Bairro da Cumieira, reabilitado e pronto a receber uma família.

Seguiu-se, já nos Paços do Concelho, a cerimónia de assinatura e homologação - pela Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves - do Acordo de Colaboração. Este acordo de colaboração para a Estratégia Local de Habitação (ELH) do município beneficiará mais de 138 agregados familiares, num total de mais de 318 pessoas em situação de carência habitacional, num investimento de cerca de 12 milhões de euros. A Estratégia Local de Habitação (ELH) constitui um documento estratégico do Município de Fafe para intervir em matéria de política de habitação até 2026, e tem como objetivo a constituição do quadro de suporte à elaboração de futuras candidaturas aos diversos programas nacionais de habitação, em especial ao Programa 1º Direito e ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Na abertura da sessão, Antero Barbosa, referiu que "tem honra no passado, orgulho no presente e esperança no futuro. Estamos conscientes de que temos ainda muito para resolver e que a habitação é um dos nossos problemas".

Pedro Nuno Santos avançou: "É um gosto estar aqui. Não vos posso cumprimentar sem referir o momento bonito que acabámos de viver no Bairro da Cumieira. Não podíamos começar da melhor forma, ver in loco o trabalho que está a ser feito em comunidade". E adiantou: "No Bairro da Cumieira, pudemos perceber a diferença que faz na vida de cada um ter uma habitação digna. Um momento muito bonito, numa comunidade que consegue, no meio das dificuldades, vingar. Não é justo que tenhamos famílias a viver em situação de indignidade e só seremos comunidade inteira quando garantirmos a toda a gente uma vida digna".

Ficou também o compromisso de que existirá uma solução para Fafe no Plano Ferroviário Nacional, que em breve será conhecido. "Quero que Fafe conte connosco para concretizar este e outros objetivos", referiu o Ministro."Antero Barbosa foi rápido a chegar à Administração Central. É assim com persistência que se trabalha", rematou.

Investimento superior a 10 milhões de euros no Conjunto Habitacional da Cumieira

Importa recordar que a autarquia de Fafe realizou o maior investimento de sempre na inclusão e na integração em Fafe com o projeto de Reabilitação do Bairro da Cumieira. Esta obra de requalificação interna e externa de 11 blocos habitacionais, num total de 245 habitações, arrancou no início de 2019, tendo representado um investimento de nove milhões de euros. Terminada a intervenção integral, a autarquia deu seguimento aos trabalhos de arranjo da zona exterior envolvente, um projeto que representou um investimento superior a um milhão de euros. O Investimento realizado no Conjunto Habitacional da Cumieira, num valor superior a 10 milhões de euros, foi cofinanciado em cerca de 6 670 000,00 euros pelo Programa Norte2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Europeu de Desenvolvimento Regional.