294439725_411287101032712_7881754931481350345_n.jpeg
Museu do Rali homenageia Parcídio Summavielle no seu primeiro aniversário

No dia em que se assinalou o primeiro ano de existência do Museu do Rali, o Clube Automóvel de Fafe realizou uma homenagem a Parcídio Summavielle, ex-Presidente da Câmara Municipal de Fafe e grande impulsionador e preconizador dos ralis no concelho. O evento contou com a presença de Antero Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Fafe, e de Paula Nogueira, Vereadora do Desporto.

O ex-autarca foi largamente reconhecido pelo seu importante papel no posicionamento do concelho de Fafe enquanto "Catedral do Rali" - hoje mundialmente famoso pelo salto da Pedra Sentada e pelos excelentes troços de rali em terra batida e por acolher o mundial de ralis e mais recentemente provas do europeu e do nacional - e que teve origem na sua ideia de corresponder a um projeto de realização de um Rali de Portugal.

Parcídio Summavielle destacou que a abertura dos troços foram, em primeira instância, construídos para servir as populações pobres das zonas altas de Fafe, onde por vezes não conseguia chegar um médico ou era preciso carregar em ombros quem falecia pela total ausência de acessos. Summavielle recordou esses primórdios e as origens do Rali, primeiro com o troço da Lagoa e depois com o Fafe Lameirinha.

Antero Barbosa ressaltou a sua faceta de percursor da ligação de Fafe aos ralis, destacando igualmente a sua importância para o potencial turístico de Fafe hoje e no futuro. Saudou e reconheceu ainda que, antes de ser autarca e visionário dos ralis, o seu antecessor interveio ativamente na luta contra o antigo regime e a favor da liberdade e da democracia. "Parcídio Summavielle lançou as bases para aquilo que é hoje a própria cidade de Fafe, tendo antecipado um projeto de desenvolvimento além do seu tempo”, rematou.