ben-wicks-idctsz-inhi-unsplash.jpg
Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens de Fafe: Consulte-o aqui

Segundo a Recomendação Rec (2006) 19 do Conselho da Europa – Comité Conselho Ministros, a parentalidade positiva é um “comportamento parental baseado no melhor interesse da criança e assegura a satisfação das principais necessidades das crianças e a sua capacitação, sem violência, proporcionando-lhe o reconhecimento e a orientação necessários, o que implica a fixação de limites ao seu comportamento, para possibilitar o seu pleno desenvolvimento”.

Posto isto, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Fafe apresenta o projeto Adélia que visa munir os pais na construção de uma relação positiva e sem qualquer comportamento violento.

Relativamente a este Projeto e respeitando o Eixo 1 do mesmo (“Mais Proteção: Capacitação das famílias para o exercício de uma parentalidade responsável através do desenvolvimento de Planos Locais de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens (PLPPDCJ), garantindo a participação efetiva das crianças e de atividades que permitam a melhoria das capacidades parentais”), a CPCJ de Fafe realizou um diagnóstico social. Nele, consta uma análise estatística dos dados do concelho, reflexão bibliográfica e as opiniões proferidas pela comunidade através de questionários e da elaboração de grupos focais. Como conclusão, será elaborado um plano estratégico local que entrará em vigor no período de 2022-2026.