850_6466a.jpeg
Presidente da Câmara participa no 1º Workshop sobre a Agenda para a Inovação e Competitividade que aconteceu em Fafe

Antero Barbosa, Presidente da Câmara Municipal, participou hoje no 1º Workshop sobre Agenda Inovação e Competitividade, realizada pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave, na Biblioteca Municipal de Fafe, tendo a seu cargo a abertura da sessão.

A iniciativa aconteceu no âmbito do plano de ação que a Comunidade Intermunicipal do Ave está a preparar para a próxima década, dando corpo à sua Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial através da otimização da intervenção dos fundos estruturais europeus no seu território.

Neste quadro, a CIM do Ave está a realizar um trabalho conjunto com os seus parceiros (municípios e outras entidades), visando identificar os projetos estruturantes que irão materializar a Agenda para a Inovação e a Competitividade, enquadrados no Portugal 2030 - Acordo de Parceria estabelecido entre Portugal e a Comissão Europeia que fixou grandes objetivos estratégicos para a aplicação de investimento entre 2021 e 2027.

Os programas operacionais regionais e temáticos entraram agora na fase final de negociação com a Comissão Europeia e são já conhecidos os princípios da programação de âmbito municipal/intermunicipal, designadamente os Investimentos Territoriais Integrados (ITI) que serão contratualizados com as CIM. Estes ITI irão abranger domínios de prestação de serviços de interesse geral, os desafios urbanos dos centros regionais e estruturantes e as apostas para a valorização dos ativos territoriais.