presidenterepublicaportuguesa_marcelorebelodesousa_12.jpeg
Presidente da República visita Fafe para encerrar as "I Conferências de Fafe"

O Presidente da República estará em Fafe esta sexta-feira, 22 de julho, para encerrar a quinta e última sessão das "I Conferências de Fafe" – uma iniciativa promovida pelo Município e que teve como protagonistas os ex-Presidentes da República e os representantes dos Presidentes já falecidos, que estiveram em Fafe para refletir sobre os 48 anos de democracia em Portugal. Marcelo Rebelo de Sousa fará uma reflexão dedicada ao tema “Os desafios do sistema democrático”, moderada por Luís Marques Mendes, que terá lugar no Teatro Cinema, a partir das 18h00.

Inauguração de memorial em homenagem aos Presidentes da República

Após a conferência, o Presidente da República seguirá para a Praça 25 de Abril, no centro da cidade, onde fará a inauguração, às 19h30, de um memorial concebido para homenagear, de forma simbólica, os Presidentes da República que representaram Portugal ao longo 48 anos de democracia.

Na conceção do elemento, considerou-se a adoção de formas simples a fim de marcar, com simbolismo material, a representação democrática do país. A “Praça 25 de Abril”, cujo simbolismo é inegável, foi o local escolhido para a implantação do memorial que contribui para reforçar o valor simbólico do espaço, tanto pela sua designação, como também por ser a mais nobre praça da cidade de Fafe.

Um conjunto de elementos graníticos, expostos de forma horizontal, representam uma escala temporal com 48 peças que simbolizam os 48 anos em democracia. Ao longo desta sequência temporal, destacam-se cinco elementos verticais em metal, que expõe uma imagem figurativa e uma breve biografia de cada Presidente da República eleito após o 25 de Abril de 1974.

Ex-presidentes da República ou representantes daqueles já falecidos em Fafe

Importa recordar que, no âmbito destas conferências, Fafe contou já com a presença do General Ramalho Eanes, de João Soares, em representação do ex-Presidente da República Mário Soares, de Artur Santos Silva, que teve a seu cargo a realização de uma leitura sobre a presidência de Jorge Sampaio, e de Aníbal Cavaco Silva.

Enquanto espaço de debate nacional ao mais alto nível, as “Conferências de Fafe” serão realizadas de dois em dois anos, procurando afirmar-se como um palco de troca de ideias sobre temas da atualidade nacional e internacional.

Crédito fotografia: Site da Presidência da República (https://www.presidencia.pt/)