briefing-1.jpg
Presidente do Município conduz primeira reunião da Subcomissão Permanente de Incêndios Rurais

O briefing da Subcomissão Permanente de Incêndios Rurais (SPIR) realizou-se esta quarta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal, sob orientação do Presidente da Câmara Municipal, Antero Barbosa, e contou com a presença do Vereador do Ambiente, Raul Cunha, Gilberto Gonçalves, Coordenador da Proteção Civil de Fafe, e outras entidades que constituem este grupo de trabalho.

A SPIR foi criada por deliberação da Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) de Fafe, em sede de reunião ordinária realizada em 7 de janeiro de 2019, reconhecendo a manifestação do risco de incêndio florestal no território municipal, considerando o histórico de frequência e magnitude, e tendo como objetivo o acompanhamento contínuo dessa situação e das ações de proteção civil.

Esta foi a primeira de várias reuniões de informação tática que ocorrerão quinzenalmente até ao mês outubro, ou extraordinariamente sempre que elevado o nível do Estado de Alerta Especial (EAE) para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR). O propósito destes encontros é o de promover uma efetiva coordenação institucional, concretizando uma monitorização permanente da situação e antecipando, face à avaliação do risco, medidas operacionais adequadas.

Neste primeiro briefing, foram mencionados os objetivos e constituição da SPIR, bem como tópicos como sensibilização e informação pública,formação, instrução e treino, apoio à decisão, desafios/objetivos, propostas/intervenções, entre outros assuntos. No âmbito destas reuniões regulares efetua-se a análise das ocorrências existentes ao longo do ano comparativamente aos anos anteriores, avalia-se a situação meteorológica e risco de incêndios para os dias seguintes, analisam-se comunicados técnicos operacionais municipais e avisos emitidos à população e procede-se ao agendamento das reuniões quinzenais.