Título Câmara de Fafe celebra Implantação da República com sessão solene
810_8575a
Data de Publicação 2018-10-05 00:00:00 +0100

O Município de Fafe assinalou, hoje, o 108º aniversário da Implantação da República, com uma sessão solene nos Paços do Concelho que homenageou várias personalidades fafenses, com a atribuição de Medalhas de Mérito Concelhio.

O Executivo Municipal recebeu a Fanfarra dos escuteiros de Regadas no edifício dos Paços do Concelho, onde foi hasteada a bandeira, seguindo-se a sessão solene, no Salão Nobre da Autarquia.

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, relembrou que “celebrar o 5 de Outubro é continuar a lutar pelo desenvolvimento do nosso concelho, por uma sociedade mais justa, mais igual, mais desenvolvida e mais transparente. São os valores que norteiam a nossa ação em prol de Fafe e de uma sociedade moderna, mas moral e eticamente exemplar.

Celebrar o 5 de Outubro é continuar a dar mais e melhores condições aos fafenses. Temos desenvolvido um conjunto de políticas sociais dirigidas, sobretudo, às famílias, aos idosos e a todos aqueles que passam por maiores dificuldades.

Queremos também um concelho com mais e melhores condições na educação e na formação dos nossos jovens, com melhores escolas – como temos feito com a requalificações dos equipamentos escolares -, e com a implementação de novos modelos educativos.

Celebramos o 5 de Outubro, porque queremos contribuir para o desenvolvimento do nosso concelho de uma forma harmoniosa e equitativa, pelo que apostamos na transferência de recursos para as freguesias. Porque também reconhecemos o importante papel que as associações e colectividades desempenham no concelho, continuamos a apoiar a sua ação.

Apostamos no desenvolvimento económico e social que projecte a marca Fafe – como muitos dizem, nunca terem visto. Mantemos a promoção e desenvolvimento do turismo.

Não posso também esquecer a intervenção no Bairro da Cumieira, que inicia em breve. Tudo isto, com a preocupação de se manter uma situação financeira saudável e equilibrada, como ainda esta semana, os resultados do anuário financeiro o provam. Continuamos no ranking dos 100 municípios com melhores resultados. Este ano, subimos para o 22º lugar, mais 11 posições em relação ao ano passado.

Celebrar o 5 de Outubro é também homenagear alguns fafenses, cujo mérito é reconhecido por toda a comunidade, como aqui fazemos hoje.

Celebrar o 5 de Outubro é, com a vontade de, em cada dia, de forma empenhada e dedicada, encontrarmos o caminho para o desenvolvimento do nosso concelho.

"Que o amor a Fafe seja mais que simples retórica para se usar em períodos eleitorais.", concluiu o autarca.

O Presidente da Assembleia Municipal, José Ribeiro, usou da palavra para congratular-se por “Fafe ser um dos poucos municípios do país que assinala o 5 de Outubro. É uma tradição de há muitos anos no nosso município e espero que se mantenha e se aprofunde neste formato que hoje celebramos, marcado pela distinção de personalidades fafenses que, na nossa sociedade, se diferenciam pelos seus feitos, empenho e dedicação.”

“Nestas distinções, temos a celebração do passado, no seu melhor, com o reconhecimento do Sensei Marinho, um cidadão que introduziu em Fafe, uma modalidade, o karaté, que abraçou e lutou por ela e que Fafe deve-se honrar por tão bons resultados que alcançou para o concelho

Celebramos, hoje, também o presente na distinção ao piloto Carlos Vieira. Sabemos o quão difícil é conseguir o reconhecimento nacional, no mundo dos automóveis, e o preço que muitas vezes se paga, que é o caso do Carlos. Estamos muito felizes por homenageá-lo pelo seu título, mas, sobretudo, por tê-lo aqui hoje, depois do grande acidente que sofreu.

O futuro celebramos com a atleta Diana Durães, porque seguramente é, no panorama da natação nacional, uma das atletas mais promissoras, somando cada vez mais títulos. É um orgulho para Fafe

A distinção a Ângelo Medon é também justa. Dele quero distinguir as qualidades humanas. Uma pessoa de extremo bom senso, grande tolerância, um cidadão exemplar com grande empenho e dedicação nas causas que verdadeiramente acreditava.”, concluiu.

Parcidio Summavielle Soares, antigo Presidente da Câmara Municipal de Fafe, relembrou Ângelo Medon, como “um exemplo de cidadania. A sua voz, a sua ponderação, a sua sagacidade empresarial, a sua capacidade de estabelecer pontes e minimizar conflitos foi imprescindível e notável.

Fafe, terra justa, fica hoje mais justa e mais enriquecida. Este acto, ao decorrer no 5 de Outubro, adquire um significado ainda mais especial, porque Ângelo Medon foi sempre um lutador contra a ditadura, que nunca se vergou perante as opressões e violências. Foi um Homem de grande carácter e convicções. Sempre soube resistir, com dignidade, as desconsiderações e vexames com que perseguiam quem lutava contra o fascismo.”

Recorde-se que o Município de Fafe é o único município do Distrito de Braga a comemorar a Implantação da República Portuguesa.

Personalidades fafenses homenageados com Medalhas de Mérito Concelhio

Durante a cerimónia, foram várias as personalidades do concelho homenageadas, com a atribuição de Medalha de Mérito Concelhio, aprovada, por unanimidade, em reunião de Câmara.

O Sensei José Marinho recebeu a Medalha de Ouro de Mérito Concelhio, a título póstumo, pelo trabalho exemplar desenvolvido no desporto, especialmente no Karaté, em prol da comunidade fafense, formando centenas de instrutores, competidores, árbitros, dirigentes, praticantes de todas as faixas etárias

A nadadora Diana Durães foi agraciada com a Medalha de Prata de Mérito Concelhio pela dedicação, excelentes resultados e prestígio nacional e internacional da atleta na modalidade.

Também o piloto de automóveis, Carlos Vieira, foi distinguido pelo seu percurso desportivo de elevada competência e com resultados brilhantes, coroados com diversos títulos, frutos de uma extraordinária dedicação, garra e fibra.