imagem_54_0001.jpg
Barragem da Queimadela

A Albufeira com uma área de 11 hectares, dispõe de uma importante valência na área do lazer, oferecendo uma praia fluvial, parques de merendas e condições para a prática de desportos náuticos não poluentes.

Como recurso de valorização da oferta turística, a Barragem disponibiliza percursos pedestres de pequena rota e uma Zona de Concessão de Pesca Desportiva.

Para apoio aos turistas nacionais e estrangeiros, para todos aqueles que gostam de acampar e descansar num local seguro e agradável, existe na envolvência da albufeira um Parque de Campismo e Caravanismo.

“Praia Acessível – Praia para Todos”

A Praia fluvial da Barragem da Queimadela recebeu, por mais um ano, a bandeira “Praia Acessível – Praia para Todos”.

O programa “Praia Acessível – Praia para Todos!” tem por objectivo promover o cumprimento da legislação sobre acessibilidade em vigor nas praias portuguesas, de modo a assegurar as condições que viabilizem a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível, por todas as pessoas, independentemente da sua idade, de possíveis dificuldades de locomoção, ou de outras incapacidades.

A Barragem já havia recebido esta bandeira, por dispor de meios para que as pessoas com mobilidade condicionada possam usufruir em pleno dos prazeres balneares.

A Praia Fluvial da Albufeira da Queimadela tem à disposição lugares de estacionamento ordenado e gratuito, 3 lugares de estacionamento para pessoas de mobilidade condicionada junto ao espelho de água, acesso pedonal, rampa de acesso ao areal . Tem, ainda, instalações sanitárias adaptadas, posto de socorros e vigilância diárias com nadadores-salvadores sensibilizados e preparados para auxiliar todos os utilizadores, bar de apoio e aluguer de equipamentos náuticos.

Também, nesta praia fluvial, está disponível uma cadeira anfíbia que permite que pessoas com mobilidade condicionada possam entrar na água, ir a banhos e fazê-lo de uma forma segura, com o apoio dos nadadores salvadores, usufruindo, assim, de um espaço que é de todos.

O Município de Fafe promove diversas práticas que melhoram as condições de desfrute da praia fluvial por parte dos utentes, considerando também as necessidades das pessoas com mobilidade condicionada. Estão disponíveis vestiários, duches, um bar de apoio, zonas sombreadas, atividades lúdicas acessíveis.

Links úteis: www.apambiente.pt

Albufeira da Queimadela recebe Bandeira Azul pela primeira vez

Em 2021, a Albufeira da Queimadela foi galardoada com a Bandeira Azul, figurando na lista de 98 municípios distinguidos. A lista contempla 330 praias costeiras, mais oito do que em 2020, e 42 fluviais, mais quatro do que no ano passado.

O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido, em Portugal, pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.

A atribuição do galardão Bandeira Azul implica o cumprimento de um conjunto de critérios relacionados com a Qualidade da Água Balnear, Informação e Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.

Barragem da Queimadela

Localização: Rua da Barragem 4820-630 Revelhe