Pelo Decreto de 31 de Dezembro de 1853, Agrela deixou o concelho de Guimarães, onde permanecia desde a Idade Média, passando a pertencer a Fafe. Está situada num vale fértil e aprazível, na fronteira com os concelhos de Póvoa de Lanhoso e Guimarães.
Há notícias da existência no seu território de importantes vestígios de ocupação pré-histórica e de redutos castrejos. Santa Cristina, é a padroeira de Agrela, em honra da qual se organiza a habitual festa todos os anos.
Agrela foi sede de uma freguesia extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com Serafão, formar uma nova freguesia denominada União de Freguesias de Agrela e Serafão.
Freguesia situada no noroeste do concelho de Fafe, Serafão tem cerca de 1000 habitantes e uma área de aproximadamente 7 km.
A igreja de São Julião de Serafão é um local a visitar por todo o seu misticismo. No séc. XIX Pinho Leal escrevia que Serafão era uma terra muito fértil e criava muita qualidade de gado, exportando "muitos bois gôrdos para a Gran-Bretanha".
Junta de Freguesia
Presidente: Artur Neves Castro
Morada: Rua Dr. Parcídio de Matos, nº 70
4820-770 Serafão
Telefone: 253 943 286
email: freguesiadeserafao@sapo.pt