cartaz-terra-mae_1500_arvores_v4-01.jpg
1500 árvores dão vida a terreno afectado pelos incêndios em Fafe

1500 é o número de árvores que vão ser plantadas, no próximo dia 3 de Fevereiro, na união de freguesias de Monte e Queimadela, numa iniciativa conjunta do Movimento ‘Terra Mãe’ e da Câmara Municipal de Fafe.

A actividade resulta da primeira edição do eco-festival Terra Mãe, na qual cada entrada correspondia à plantação de uma árvore no concelho.

A concentração está marcada para as 9h00, sendo que a iniciativa prolongar-se-á durante todo o dia. A organização convida os participantes a levar farnel e juntar-se ao piquenique que está a ser programado.

A plantação, que conta com a parceria do Projecto ‘Floresta Comum’, será de árvores de espécies autóctones e irá recuperar um terreno baldio que foi afectado pelos incêndios em Monte e Queimadela.

A atividade terá como parceiros o Movimento Amigos de Fornelos, a Junta de Freguesia de Monte e Queimadela, a Junta de Freguesia de Fornelos, o MAF, a ACTEA, a Bolota Campestre e a Cofafe, contando ainda com o apoio dos Escuteiros de Fafe e o envolvimento de algumas escolas.

Márcia Barros, Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Fafe, reconhece que esta é ‘uma iniciativa que merece todo o nosso apoio, uma vez que, com a plantação de 1500 árvores, se irá voltar a dar vida a um terreno que foi devastado pelos incêndios. Esta é mais uma evidência do papel que o Eco Festival Terra Mãe tem para a sustentabilidade ambiental e na sensibilização para a redução da pegada ecológica. ”

O Presidente da Junta de Freguesia de Fornelos, David Fernandes, relembra que ‘este é o resultado das entradas na primeira edição do Terra Mãe, o que nos deixa muito orgulhosos por, finalmente, podermos colocar a nossa ideia em prática.”

Recorde-se que o ‘Terra Mãe’ teve já duas edições de sucesso em Fafe, estando já agendada a terceira edição para os dias 20, 21 e 22 de Julho.