dsa_8328a.jpg
1500 árvores plantadas em terreno devastado pelos incêndios

Foram plantadas, durante o dia de hoje, 1500 árvores em S. Miguel do Monte.  Cerca de 100 pessoas participaram na actividade que recuperou um terreno baldio afectado pelos incêndios no último Verão.

A iniciativa, promovida pelo Movimento Terra Mãe e a Câmara Municipal de Fafe, resulta da primeira edição do Festival Terra Mãe, na qual cada entrada correspondia à plantação de uma árvore no concelho.

Márcia Barros, Vereadora do Ambiente do Município de Fafe, participou nesta plantação e aproveitou a ocasião para destacar que ‘o grande objectivo desta iniciativa é dar uma nova vida a um baldio que foi afectado pelos incêndios florestais. É uma forma de minimizarmos os impactos negativos do flagelo dos incêndios.

Hoje, temos aqui a presença de várias associações, mas também uma presença muito forte da sociedade civil que se envolveu nesta causa e que, para nós, é um sinal claro de que Fafe está comprometido com o Ambiente, a Sustentabilidade Ambiental e a Preservação Florestal.”

“Temos previstas, para breve, outras iniciativas neste âmbito, que passam também pela apresentação de um Plano de Prevenção dos Incêndios Florestais.”, rematou.

David Fernandes, do Movimento Terra Mãe, considerou ‘este um dia importante, onde podemos concretizar o objetivo da primeira edição do Festival Terra Mãe, com a plantação destas 1500 árvores, reduzindo, também, a pegada ecológica, um dos grandes objectivos do eco festival. Aqui estão várias pessoas, de diversas associações, que querem fazer algo pelo Ambiente, o que nos deixa muito satisfeitos. Os jovens que aqui estão reflectem aquilo que queremos fazer, despertar e sensibilizar as pessoas para a Ecologia.”

O Presidente da Junta da União de Freguesias de Monte e Queimadela, Paulo Monteiro, considera também esta “uma iniciativa fundamental, sobretudo depois do flagelo dos incêndios que devastou cerca de 3 hectares nesta área. Esta é também uma forma de dar a conhecer a todos as maravilhosas paisagens do concelho e sensibilizar todos para a preservação.”

O Eco Festival Terra Mãe tem já data marcada para este ano. O certame decorre nos dias os dias 20, 21 e 22 de Julho, em Fornelos, e procura, uma vez mais, contribuir para a sustentabilidade ambiental e a sensibilização para a redução da pegada ecológica.

Recorde-se que esta atividade teve como parceiros o Movimento Amigos de Fornelos, a Junta de Freguesia de Monte e Queimadela, a Junta de Freguesia de Fornelos, o Movimento Amigos de Fornelos, a ACTEA, a Bolota Campestre e a Cofafe, contando ainda com o apoio dos Escuteiros de Fafe e o envolvimento significativo da sociedade civil.