810_3255a.jpg
24 jovens participam no Programa “Ser Solidário”

Arrancou, ontem, a 18ª  edição do Programa “Ser Solidário”. O programa destina-se aos jovens do concelho que não concluíram o 12º ano, deixando no máximo três disciplinas em atraso, bem como àqueles que não conseguiram ingressar no Ensino Superior e cujo agregado familiar apresente uma situação de carência económica e social.

Das inscrições efetuadas, foram colocados 24 jovens em instituições públicas e sociais de Fafe, incluindo juntas de freguesia, escolas e outras entidades com atividades de carácter ocupacional e didático.

Todos os jovens participantes nesta edição receberão uma bolsa de 200€ mensais, pelas 20 horas semanais de trabalho, durante oito meses.

O Programa “Ser Solidário” representa, para o Município, um investimento de cerca de 40 mil euros nesta edição de 2019/2020, traduzindo-se, para os jovens que o integram, numa oportunidade para contactarem com o mundo do trabalho.

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal, explicou, na ocasião que “O  ‘Ser Solidárioé um programa exclusivamente municipal, da responsabilidade da Autarquia.  É um programa óptimo para adquirir conhecimentos práticos nas diversas áreas, bem como de aproximação às entidades onde cada jovem é colocado, uma vez que as instituições, muitas das vezes, voltam a recorrer profissionalmente aos jovens que agora vão acolher.

Esta é uma boa oportunidade que conjuga a possibilidade de continuar a estudar com a oportunidade de desenvolver um primeiro contacto com o mundo do trabalho e que vai permitir, em muitas famílias, aliviar os encargos e despesas, uma vez que os jovens ganham alguma independência financeira.”

Dirigindo-se aos jovens, o autarca apelou a que “se dediquem e empenhem e retiram o melhor desta experiência. Às instituições, o nosso agradecimento e o pedido que os recebam bem e lhes mostrem aquilo que será o futuro deles aquando da entrada no mercado de trabalho”.

Recorde-se que o Ser Solidário existe desde 2001 e já contou com a participação de mais de 800 jovens, num investimento total da Autarquia mais de um milhão de euros.