O Município de Fafe assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, com a colocação de uma faixa preta no edifício da Câmara Municipal, associando-se à iniciativa promovida pela associação UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta.
Pela cidade, foi divulgada uma mensagem relacionada com os números de femicídios em Portugal, de forma a alertar e sensibilizar a sociedade e todas as entidades oficiais para esta realidade.
Recorde-se que, de acordo com a UMAR, entre 2004 e 2019, 534 mulheres sofreram de femicídio, ou seja, morreram pelo facto de serem mulheres.
O Presidente da Câmara Municipal, Raúl Cunha, afirma que "O Município de Fafe foi recentemente distinguido com o prémio "Viver em Igualdade", no âmbito do trabalho desenvolvido na promoção da igualdade e não discriminação. Esta distinção reconhece o Município de Fafe como um dos melhores locais para viver em igualdade.
Daí, associamo-nos a esta causa, uma causa coletiva, de todos, e que juntos podemos combater. É nosso dever assegurar os direitos conquistados, como a igualdade, impedir retrocessos!".