Mais de 500 crianças de várias instituições de ensino do concelho assinalaram, esta manhã, em Fafe, o Dia Mundial da Árvore com a plantação de 100 árvores no Parque da Cidade, um espaço que tem sido alvo de um projecto de requalificação.
O Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, participou na iniciativa e aproveitou a ocasião para revelar a sua satisfação por ver “tantas crianças a participarem nesta plantação simbólica de árvores e, no fundo, a participarem também naquilo que é a preservação da Natureza.
Esta sensibilização e consciencialização dos mais pequenos para a importância da preservação e protecção da nossa floresta, nos gestos diários de cada um, é muito importante para que eles próprios tenham a noção de que as suas atitudes farão diferença no futuro.”
“Hoje tivemos mais de 500 crianças a plantar cerca de 100 carvalhos portugueses, oferecidos pela empresa Horto Casimiro, o que nos deixa muito satisfeitos, sobretudo numa altura como esta, em que as pessoas estão mais sensibilizadas para a prevenção florestal.
Para além das escolas aqui presentes e das entidades que connosco colaboram nesta iniciativa, temos aqui também a presença de duas associações nacionais, a Bioliving e a Invasoras.pt, que trabalham estas temáticas e que, durante a manhã, fizeram várias acções de sensibilização e educação ambiental junto das crianças para que, no futuro, estas crianças se tornem adultos mais responsáveis e mais sensíveis para as questões da protecção ambiental.”, de acordo com Márcia Barros, Vereadora do Ambiente do Município.
À tarde, a Barragem da Queimadela foi o espaço escolhido para um Workshop sobre ‘As Espécies Invasoras’, promovido pelo Projecto Invasoras.pt e pela Bioliving.
Esta iniciativa teve a parceria da Cercifaf, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fafe, do Horto Casimiro, da Associação Bioliving, do Projecto Cabeço Santo, a ACTEA e do Projecto Invasoras.pt.