imagem_1084_0001.jpg
"60 Poemas"

Tem o título de "60 Poemas" o novo livro do escritor Artur Ferreira Coimbra, o qual vai ser apresentado na Sala Manoel de Oliveira, em Fafe, no próximo dia 16 de Junho (quinta-feira), pelas 21h30.

A obra será apresentada por César Freitas, professor e director da Escola Superior de Educação de Fafe e autor do prefácio, registando-se ainda a intervenção do poeta Carlos Afonso, professor da Escola Secundária de Fafe, que subscreve o posfácio.

A anteceder, atua o Coro de Pais e Amigos da Academia de Música José Atalaya, sob a direcção do maestro Tiago Ferreira.

"60 Poemas", que inclui ainda uma dezena de fotografias de Manuel Meira e cuja capa foi elaborada a partir de uma pintura da artista fafense Dulce Barata Feyo, é uma edição da Labirinto com a qual o autor quis associar aos 60 anos de existência, que evocou em Maio, uma obra poética inédita.

Artur Coimbra publicou o seu primeiro livro de poesia, O Prisma do Poeta, em 1978, seguindo-se Máquina de Liberdade (1988), Cais do Olhar (1995) e 25 Anos de Palavras (2003).

Publicou, em prosa, mais de duas dezenas de obras na área da investigação histórica sobre Fafe, a sua memória, as suas gentes, instituições, freguesias e património, a que se acrescenta meia dúzia de obras em co-autoria.

Este ano já havia publicado a monografia de Armil (Fafe), com o título Sancti Martini de Armir - História de Terra e Gente com História, de parceria com Paulo Moreira.

Prefaciou inúmeras obras e colaborou em colectâneas de poesia e prosa.

Recebeu diversos prémios jornalísticos pelo seu trabalho literário e foi galardoado com as mais altas condecorações do município (Medalha de Ouro de Mérito Concelhio) e da Junta de Freguesia de Fafe (Medalha de Ouro), ambas em 2003.