Terminou hoje a 17ª edição do programa Ser Solidário. Durante oito meses, 24 jovens participaram neste programa, que integra, em contexto de trabalho, em vários instituições do concelho, jovens que não tenham concluído o 12º ano ou não tenham conseguido ingressar no Ensino Superior.
O programa visa ocupar os jovens com actividades de carácter ocupacional e didáctico, possibilitando ainda um primeiro contacto com a realidade profissional, uma valorização da responsabilização e compromisso com a sociedade e o fomento do espírito de equipa e organização.
Todos os anos, de Outubro a Maio, estes jovens exercem, em Associações, IPSS’s, Escolas, Centro de Saúde, Juntas de Freguesia e Câmara Municipal, durante 20 horas semanais, diversas tarefas e actividades de apoio social, recebendo um bolsa mensal de 200 euros.
O Ser Solidário foi criado em 2001 e até ao momento integrou mais de 785 jovens, num investimento total, por parte do Município de Fafe, de cerca de um milhão de euros.
O Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, reuniu, esta tarde, com os 24 jovens, tendo aproveitado a ocasião para agradecer o envolvimento e empenho que demonstraram nestes oito meses.
“Terminamos hoje mais uma edição do programa Ser Solidário e estou certo de que foi uma experiência enriquecedora para todos.
Este é um programa óptimo para travar conhecimentos e é uma boa oportunidade que conjuga a possibilidade de continuar a estudar com a oportunidade de desenvolver um primeiro contacto com o mundo do trabalho.
Nestes oito meses, puderam contactar com a realidade laboral, ganhar alguma independência financeira e algumas bases para ingressarem no mercado de trabalho.
Espero que o futuro vos reserve muita sorte, que possam concretizar os vossos sonhos e que sejam, sempre, muito felizes. Obrigado por se terem juntado a nós!”