generico.jpg
80% dos fafenses faz reciclagem

Cerca de 80% dos fafenses faz reciclagem. Pelo menos é o que constatam os dados de um questionário realizado a cerca de 2000 mil lares, no âmbito da iniciativa da Sociedade Ponto Verde “Missão Reciclar”, cujo objetivo é distribuir 340 mil ecopontos domésticos pelo país.

Com esta ação, a Sociedade Ponto Verde pretende sensibilizar a comunidade para a reciclagem, esclarecer dúvidas que possam existir na separação das embalagens e recolher dados sobre os hábitos e atitudes por parte das famílias em relação ao destino dado aos resíduos. É intenção da instituição bater à porta de 2 milhões de lares em todo o país.

Em Fafe, de acordo com o questionário realizado, cerca de 80% dos inquiridos faz reciclagem de embalagens usadas, contra 20% que admitiu não o fazer. No que se refere à razão para a não separação doméstica do lixo produzido, 22,7% apontou a falta de recipientes próprios para o efeito e 44,8%, o excessivo trabalho pessoal/familiar implicado.

Segundo o vereador José Baptista, estes números vêm mostrar que as pessoas estão cada vez mais sensibilizadas para a necessidade de reciclar e de preservar o meio ambiente.

“Hoje nota-se uma preocupação maior das pessoas com as questões ambientais e com a necessidade de preservar o meio ambiente”, explicou o vereador, que alertou ainda para a necessidade de se ter um cuidado cada vez maior com estas questões.

“Muitas vezes nem ligamos, ou desvalorizamos este tipo de questões, mas estamos a começar a viver os problemas dos erros que foram sendo cometidos ao longo dos anos com o meio ambiente. Por isso, todos nós devemos contribuir para um melhor ambiente e a reciclagem é o ponto de partida”, disse José Baptista.

Refira-se que, durante esta ação, foram entregues, em Fafe, 1845 conjuntos de ecobags, constituídos por três sacos das cores do ecoponto para separação seletiva das embalagens.

Com esta iniciativa a Sociedade Ponto Verde pretende contribuir para que a população continue a participar ativamente na separação de embalagens e com isso contribuir para o aumento da taxa de reciclagem em Portugal.

Refira-se também que, tendo em conta, o vandalismo que se tem verificado no concelho no que aos ecopontos diz respeito, todos devem fazer a proteção dos mesmos.

_item_31013_album_id_