Nos passados dias 7 e 8 de julho, os Veterinários Municipais de Fafe, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso participaram num conjunto de acções de controlo sanitário e formação em garranos, das Serras de Fafe.
As ações traduziram-se na imobilização de equinos, através da utilização de dardos anestésicos, da recolha de parasitas dos animais e de amostras de sangue.
Esta iniciativa ganha particular destaque, dado a importância de caracterização sanitária dos garranos das Serras de Fafe, que partilham a mesma área geográfica dos caprinos, ovinos e bovinos dos produtores pecuários locais.
Além disso, no sentido de facilitar o controlo das principais zoonoses, doenças típicas de animais que podem ser transmitidas aos seres humanos e vice-versa, procedeu-se à identificação e análise das carraças e eventuais parasitas transmissíveis.
As acções contaram ainda com a colaboração de dois médicos veterinários especialistas em fauna silvestre.
O serviço de protecção animal do Município de Fafe tem, de resto, apostado na preservação e acompanhamento activo da fauna e flora autóctone, nas Serras de Fafe, preparando-se para lidar com as várias realidades que envolvem a fauna existente no nosso concelho.