imagem_1110_0001.jpg
Albufeira da Queimadela é Praia Acessível na época balnear que agora se inicia

Pessoas com mobilidade condicionada podem usufruir do espaço

A Zona balnear  da Albufeira da Queimadela recebeu, por mais um ano, a bandeira “Praia Acessível – Praia para Todos”.

O programa “Praia Acessível – Praia para Todos!” tem por objectivo promover o cumprimento da legislação sobre acessibilidade em vigor nas praias portuguesas, de modo a assegurar as condições que viabilizem a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível, por todas as pessoas, independentemente da sua idade, de possíveis dificuldades de locomoção, ou de outras incapacidades.

Na quinta-feira passada, dia 23, a Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Fafe, Helena Lemos, acompanhada por um Técnico da Agência Portuguesa do Ambiente, pela Delegada de Saúde Local, Dr.ª Mercedes Pardo, por membros da GNR e por técnicos do Município de Fafe, visitou a Barragem da Queimadela, sendo atribuída, nesse dia, a Bandeira de Praia Acessível – Praia para Todos.

A Praia Fluvial da Albufeira da Queimadela tem à disposição lugares de estacionamento ordenado e gratuito, 3 lugares de estacionamento para pessoas de mobilidade condicionada junto ao espelho de água,  acesso pedonal, rampa de acesso ao areal . Tem, ainda, instalações sanitárias adaptadas, posto de socorros e vigilância  diárias com nadadores-salvadores sensibilizados e preparados para auxiliar todos os utilizadores,  bar de apoio e aluguer de equipamentos náuticos.

“São distinções que nos deixam muito satisfeitos e que são o resultado de um trabalho esforçado que o Município de Fafe tem desenvolvido, no sentido de trazer à Alfufeira da Queimadela todas as condições para que qualquer pessoa, sem distinção, possa usufruir deste nosso espaço que tem vindo a ser uma referência na região.

As alterações introduzidas permitiram que as pessoas com mobilidade condicionada pudessem visitar a Barragem e fazê-lo em segurança, usufruindo de um espaço que é de todos.

Na época balnear,  que decorre no período de 1 de julho a 15 de setembro, a nossa atenção mantém-se igualmente dedicada à manutenção do nível de qualidade da água obtido no ano passado, excelente para banhos, com o objectivo da candidatura à bandeira azul na próxima epóca balnear.

Apelamos à colaboração de todos no cumprimento das regras de funcionamento e gestão do espaço, no respeito pelos outros e pelo meio ambiente natural que nos rodeia.”, revela a vereadora Helena Lemos.