barragem-bandeira-azul.jpg
Albufeira da Queimadela recebe Bandeira Azul pela primeira vez

Pela primeira vez a Albufeira da Queimadela foi galardoada, este ano, com a Bandeira Azul, figurando na lista de 98 municípios distinguidos. A lista contempla 330 praias costeiras, mais oito do que em 2020, e 42 fluviais, mais quatro do que no ano passado.

O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido, em Portugal, pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.

A atribuição do galardão Bandeira Azul implica o cumprimento de um conjunto de critérios relacionados com a Qualidade da Água Balnear, Informação e Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.

Márcia Barros, Vereadora do Ambiente do Município de Fafe, revela “ enorme satisfação por ver reconhecida a qualidade da Barragem da Queimadela, uma das nossas maiores ofertas do ponto de vista ambiental e turístico.”

Esta é uma distinção que muito nos orgulha e que destaca a estratégia delineada por este executivo municipal, no que ao ambiente diz respeito.”

A este propósito salientou também “o trabalho desenvolvido pelos técnicos da Câmara Municipal, neste âmbito, e que tornou possível a apresentação desta candidatura e a obtenção deste resultado.”

A Autarquia tem realizado um esforço crescente na valorização da Albufeira da Queimadela, melhorando as condições para todos os que visitam aquele espaço ao longo do ano e será nesse sentido que continuaremos a trabalhar. “

Dos 14 concelhos do distrito de Braga, apenas três obtiveram este galardão. Além de Fafe, também Esposende e Braga foram distinguidos.

Recorde-se que, recentemente, o Município de Fafe lançou o concurso para os trabalhos de prolongamento do percurso pedonal da Barragem de Queimadela com a construção de novos passadiços que vão permitir melhores condições de circulação.