APURADOS OS ALUNOS DE FAFE NO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

No passado dia 17 de abril, teve lugar na Biblioteca Municipal de Fafe a eliminatória concelhia do Concurso Nacional de Leitura (CNL), na qual participaram 10 alunos apurados anteriormente nas respectivas escolas, distribuídos pelos seguintes níveis de ensino: 1º Ciclo do Ensino Básico - 3 participantes; 2º Ciclo do Ensino Básico - 4 participantes e 3º Ciclo do Ensino Básico - 3 participantes.

Para o apuramento dos finalistas (1 aluno por cada ciclo de ensino), neste segundo momento do CNL, procedeu-se a dois tipos de provas: escrita e oral. A prova escrita foi efectuada em simultâneo por todos os alunos concorrentes e a prova oral teve dois momentos: leitura expressiva e expressão oral/argumentação.

A ordenação final dos concorrentes resultou da avaliação do conjunto das provas prestadas, das quais saíram vencedores:

1º ciclo - Beatriz Silva (Escola Básica de Silvares)

2º ciclo - Flávia Mendes (Escola Básica de Montelongo)

3º ciclo - Maria Ana Freitas (Escola Básica Professor Carlos Teixeira)

Estas três alunas, que receberam lembranças pela vitória alcançada, seguirão para o terceiro momento do Concurso Nacional de Leitura, as provas nas Comunidades Intermunicipais que decorrerão em maio, na Município da Póvoa de Lanhoso.

A elas se juntará uma quarta participante, Joana Patrícia Lage Lopes, da Escola Secundária de Fafe, que foi seleccionada directamente para a terceira fase. Secundária de Fafe

O júri da fase concelhia foi constituído pelo Dr. Artur Coimbra, Chefe da Divisão de Cultura e Desporto do Município; Drª Natércia Baptista, Coordenadora da Biblioteca Municipal e Prof. Rui Festa, Coordenador Interconcelhio das Bibliotecas Escolares.

O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa lançada pelo Plano Nacional de Leitura, pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e pela Rede de Bibliotecas Escolares, em articulação com as autarquias e os agrupamentos de escolas.